São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Livro percorre a Sardenha dos anos 1930

Relato de viagem pela ilha no Mediterrâneo foi escrito por Elio Vittorini aos 24 anos

DE SÃO PAULO

A época: começo dos anos 1930. A Itália estava sob o fascismo de Benito Mussolini. E o autor italiano Elio Vittorini (1908-1966), aos 24 anos, antes da grande fama literária que encontraria na vida, escrevia um livro sobre a região da Sardenha.
O resultado é "Sardenha Como Uma Infância", com 43 capítulos curtos de texto leve e ligeiro ±um relato jovem sobre uma região envolta em um mito de ancestralidade e tradição.
Percorrendo a ilha desde a baía de Tavolara até o porto de Maddalena, Vittorini viaja de trem, de furgão e em um vapor de carga apresentando a Sardenha do viajante comum, que encontra cenas e pessoas curiosas, sem maiores destaques para os grandes atrativos turísticos.
Nesse livro de viagem, o protagonista é guiado pelo humano, pelo circunstancial. Vittorini captura o detalhe de maneira provocante para capturar também o leitor. E consegue.

SARDENHA COMO UMA INFÂNCIA

Elio Vitorini
TRADUÇÃO Maurício Santana Dias
EDITORA Cosac Naify
QUANTO R$ 45 (128 págs.)


Texto Anterior: Veja detalhes sobre as quatro praias reconhecidas
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.