São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Veja detalhes sobre as quatro praias reconhecidas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até o momento, o programa Reservas Mundiais de Surfe já recebeu um total de 126 candidaturas. Essas praias são representadas por 34 países diferentes.
São quatro praias reconhecidas pelo programa Reservas Mundiais de Surfe como locais especiais: Ericeira, em Portugal, praia de Manly, na Austrália, e Santa Cruz e Malibu, ambas na Califórnia, nos Estados Unidos.
Foi apenas no ano de 2011 que a praia da Ericeira e a praia de Santa Cruz juntaram-se a Malibu (a primeira reserva mundial de surfe) e a Manly Beach, na Australia (que já foi reconhecida em 2010 e receberá formalmente o título em 2011).
A praia da Ericeira, em Portugal, foi reconhecida em fevereiro de 2011 como a primeira reserva mundial de surfe da Europa.
Miguel Dray destaca a importância da praia para o esporte, afirmando que, na primeira reserva mundial de surfe europeia, "existem sete ondas de classe mundial numa pequena extensão de quatro quilômetros, ou seja, ondas com uma qualidade e consistência bastante elevada, sendo, portanto, um dos locais de referência no surfe".
Em Santa Cruz, na Califórnia, toda a área costeira foi reconhecida, com cerca de 11 quilômetros, desde Natural Bridges até Opal Cliffs.
Quando questionado sobre a importância das reservas mundiais de surfe, Miguel Dray relembra as palavras do surfista profissional português Tiago "Saca" Pires na conferência de imprensa no lançamento da candidatura da praia da Ericeira.
Na época, o esportista disse que, contrariamente aos estádios de futebol, nos quais é necessário investir muito dinheiro tanto na construção como na manutenção, as ondas são uma dádiva natural. "Basta serem cuidadas e geridas com um reduzido investimento", afirmou.
(FS)


Texto Anterior: Conheça as reservas mundiais de surfe
Próximo Texto: Planet@ Letra: Livro percorre a Sardenha dos anos 1930
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.