São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curiosa, baleia franca chega perto de barcos

DA REDAÇÃO

Curiosa e amistosa, a baleia franca chega perto da costa. Coloca a cabeça para fora e observa os curiosos em um barco de borracha de nove metros. O motor é desligado e espera-se pela sua sociabilidade ou pela falta dela.
Algumas levam os filhotes para perto do barco. Com cerca de 15 metros, elas são maiores que o barco; os filhotes, porém, têm cerca de cinco metros. "A baleia franca é inteligente, sabe que não há perigo e que o filho terá que lidar com a embarcação", explica Enrique Litman.
A bióloga do Projeto Baleia Franca Karina Crock lembra que é possível avistá-las da terra e lembra que é "mais fácil observá-las de pontos altos". Porém não se deve nadar na direção delas, pois há risco de acidentes. Os surfistas podem apreciá-las enquanto esperam as ondas.
As baleias francas são cheias de calosidades, e assim são diferenciadas umas das outras, inclusive quando recenseadas. A baleia que aparece duas vezes para contar em dobro não engana os biólogos.
O melhor horário para vê-las é de manhã, com menos vento. Com o mar agitado, as baleias também se agitam. E não há baleias francas inamistosas, mesmo sem vento? "Claro, há baleias não-sociáveis. Como algumas pessoas", compara Litman. (TM e JC)


Texto Anterior: Baleias aqui: No Brasil, turismo de observação é incipiente
Próximo Texto: Pacotes custam a partir de R$ 1.412
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.