São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a saga da dinastia Mughal

NA ÍNDIA

Leia a seguir a história cronológica da dinastia Mughal, que governou a Índia de 1526 a 1858. Para saber mais sobre ela, acesse o site www.geocities.com/ ibnkhaldoun 2000/index.htm.

Babur (reinou de 1526 a 1530) - De origem muçulmana, Babur iniciou a saga que mudou a história do país. Descendente de Gêngis Khan, chegou à Índia em 1526, a pedido de um governante que lutava contra o sultanato de Déli. Elaborou jardins que viraram parte de palácios e mausoléus.

Humayun (1530-1540) - Babur governou até 1530, ano em que foi sucedido por seu filho, Humayun, cujo reino foi instável e de lutas. Expandiu o império e indicou seu filho Akbar para sucedê-lo.

Akbar (1556-1605) - Akbar, o Grande, é descrito como a glória da dinastia Mughal. Aos 13 anos, estendeu seu império para oeste, até o Afeganistão, e para o sul, até o rio Godavari. Dominou quase toda a península Índica.

Jahangir (1605-1627) - Salim, filho de Akbar e chamado de Jahangir, consolidou as conquistas do pai e desenvolveu a cultura palaciana Mughal.

Xá Jahan (1627-1658) - Jahan deixou um extraordinário legado arquitetônico, incluindo o Taj Mahal e a velha cidade de Déli, que transformou em capital do país. Também é considerado patrono das artes: desenvolveu a pintura e a arquitetura, com temas persas e hindus.

Aurangzeb (1658-1707) - Ampliou as fronteiras do império, criou uma grande força militar e levou o reino à falência. É admirado por historiadores muçulmanos por ter restabelecido a legislação islâmica. Entre os hindus, é lembrado como um muçulmano fanático e intolerante. Após a sua morte, em 1707, começou o período dos "Estados sucessores".
O império durou até 1858, mas após 1803 seus governantes eram pensionistas da Companhia das Índias Orientais, já sob a colonização inglesa. O último soberano da dinastia foi o xá Bahadur Zafar, que, suspeito de ter liderado rebeldes em um motim em 1857, foi julgado e exilado em Rangun.


Texto Anterior: Índia Multiface: Agra resulta de desenvolvimento artístico
Próximo Texto: Multiface: Forma de Deus causa polêmica no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.