São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIFACE

Forma de Deus causa polêmica no país

NA ÍNDIA

É antiga a polêmica sobre a forma e o nome de Deus na Índia. Cada linha de interpretação dos "Vedas", textos sagrados, o adora de uma maneira.
Ao contrário do que se pensa, a cultura indiana não é predominantemente politeísta. Para a maioria dos indianos, há uma única divindade, a partir da qual tudo foi criado.
Há duas linhas seguidas pelos locais: a personalista, que crê em uma divindade com forma humana, e a impersonalista, que crê em uma energia. O "Rigveda", um dos livros mais antigos da humanidade, cita o senhor Narayana como Deus. Com quatro braços, ele representaria o ponto máximo que a consciência humana poderia atingir. Seria como o Sol, responsável pela vida na Terra, com o papel de criador.
Depois, viriam as três manifestações responsáveis pelo Universo: Brahma, a energia criativa, Vishnu, que sustentaria o Universo, e Shiva, a força da inércia e da destruição.
Parte dos filósofos, os "mayavadis" impersonalistas, diz que o cosmos é como um pêndulo. O movimento inicial seria a força de Brahma, criação; ao parar e começar a voltar, se influenciaria por Shiva, destruição; e o balanço seria de Vishnu, o sustentador.
Essa vibração teria surgido do som inicial, o "om" (se pronuncia "aum"), cujo "a" seria a força inicial, o "u", a que sustenta, e o "m", a destruição. Os praticantes de ioga meditam com esse som. Ao fim da vibração, sobraria a transcendência, estado no qual se alcançaria o samádi, ou transe.
Muitos indianos crêem que, quando as energias do planeta estão carregadas, uma encarnação de Vishnu desce à Terra para matar os demônios. As duas últimas teriam sido Krishna e Buda. Antes, teria encarnado o senhor Rama, cuja história é contada no épico "Ramayana".
No Brasil, há o movimento Hare Krishna (Iskon), uma reforma realizada no século 15, para a qual a forma original de Krishna teria sido Govinda, o protetor das vacas, considerado forma suprema e transcendental.
(FRED ECKSCHMIDT)


Texto Anterior: Conheça a saga da dinastia Mughal
Próximo Texto: Jaipur proporciona sonho de viver conto de Sherazade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.