São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOBE-E-DESCE

No Réveillon, viajantes vão tentar gastar menos

Parte dos roteiros estava vendida; quem não tinha comprado esperou o dólar baixar um pouco para fechar

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise mundial deu as caras no momento em que parte dos turistas estava prestes a fechar seu pacote de Réveillon. Outra parte, mais precavida, já tinha fechado os contratos de viagem. De acordo com os profissionais consultados pela Folha, o que importa agora para o viajante é saber o quanto ele vai gastar. Isso pode significar que o turista vai viajar, mas economizará nos gastos, para evitar choques com o cartão de crédito. (SC, HL, PPR, MDV)

 

JANYCK DAUDET
"O consumidor normalmente se prepara com antecedência para a viagem, pois a demanda aquecida pelo exterior mostrava que os lugares disponíveis não seriam suficientes para o número de pessoas que buscavam esse tipo de viagem. Portanto, as viagens estão garantidas. As despesas a serem feitas no destino, em dólar ou euro, é que certamente vão sofrer impacto"

LEONEL ROSSI JÚNIOR
Metade das viagens para o fim do ano já tinha sido vendida. Sobra a outra metade. A crise econômica ainda não bateu diretamente no Brasil. O problema é a instabilidade do dólar. Na parte das viagens internacionais, as pessoas deram uma parada quando o dólar chegou a R$ 2,50 e ficaram na expectativa. Não tinham cancelado a compra, mas também não fechavam o negócio. Com o dólar um pouco mais baixo, já estão emitindo suas passagens, mas houve uma queda

MAGDA NASSAR
"Nós [Soft Travel] continuamos vendendo pacotes para o fim do ano no mesmo ritmo. O consumidor está mais cauteloso, porém quer garantir o seu lugar, já pagando a entrada ou dando um sinal"

ROLAND DE BONADONA
"Sem dúvida a alta do dólar impacta na previsão de viagens internacionais neste final de ano, especialmente pela incerteza gerada com a brutal flutuação da moeda com relação ao custo da viagem que, certamente, sairá mais cara para o turista"

RICARDO ROMAN
"Muitos pacotes de resorts e navios já estão vendidos para o Réveillon. E com demanda alta para o restante da temporada"

ROBERTO CALDEIRA
"Houve uma queda de 30% nos fechamentos dos contratos de viagem, mas a queda na procura foi apenas de 10%.
Ou seja, as pessoas ainda querem viajar, mas estão pesquisando e esperando o melhor momento para fechar a compra do pacote"


Texto Anterior: Veja maneiras de levar moeda
Próximo Texto: Foco: Professor troca planos de passar virada no exterior por passeio em Ubatuba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.