São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Visita guiada leva a curiosidades da Opera House

ENVIADO A SYDNEY

Nada se compara à Opera House de Sydney, um dos ícones da arquitetura modernista do século 20.
Apesar do nome, está longe de ser apenas um teatro lírico. É um dos complexos culturais mais ativos do mundo, reunindo de concertos a shows de música pop e de concursos de fisiculturismo a desfiles de moda.
"É a nossa torre Eiffel, orgulho dos australianos", resume a guia Kassie, enquanto conduz turistas pelas salas de espetáculo e conta curiosidades da estrutura de conchas que levou 14 anos para ser construída (1959-1973).
A primeira curiosidade é que a inspiração do arquiteto dinamarquês Jorn Utzon para o formato do prédio veio ao descascar uma laranja.
Para ser concluído, o projeto, considerado uma das maiores obras de todos os tempos, teve de promover uma loteria para arrecadar um fundo de emergência.
As controvérsias durante a construção foram tantas que o próprio Utzon, que dá nome a um dos espaços, foi demitido antes da inauguração.
Além de assistir a uma apresentação em cartaz, uma visita guiada pelos diversos teatros, como o Concert Hall e o Opera Theatre, é a melhor maneira de conhecer a grandiosidade do maior cartão-postal australiano. (VQG)


Texto Anterior: Durma no centro e conheça tudo a pé
Próximo Texto: Pacotes para a Austrália
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.