São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doce-escultura seduz olhar e paladar

LUISA ALCANTARA E SILVA
DE PARIS

Se aqui no Brasil doces como os de Isabella Suplicy ou da Douce France impressionam, em Paris, são algo mais do que normal. Chamam a atenção apenas dos turistas, pois, para os franceses, as vitrines cheias de docinhos decorados das pâtisseries é algo déjà vu, uma vez que há uma pâtisserie mais linda que a outra em cada esquina.
Coloridos e em diversos formatos, os doces nunca passam despercebidos. Quem gosta de açúcar não deve cometer o pecado de sair da capital francesa sem experimentá-los.
E um bom local para conhecer os famosos docinhos parisienses é a Ladurée (www.laduree.fr), fundada em 1862. A visita à unidade da rue Bonaparte, 21, vale não só pelos croissants e macarons, mas pela pintura nas paredes do salão -um trompe l'oeil com paisagens naturais que pode ser observado de qualquer mesa.
O macaron -aquele doce recheado feito de claras batidas com açúcar e farinha de amêndoas- tem origem incerta, mas, segundo a casa, a iguaria é feita ali desde meados do século 20. Vale a pena experimentar. O de chocolate, ou o de pistache, ou o de framboesa, ou o de limão... Ou, se o regime permitir, um de cada sabor! Cada macaron custa 5,20 e, um prato com quatro deles em versão míni sai por 7,10.
Outra pâtisserie tradicional é a Lenôtre (www.lenotre.fr), que tem 16 unidades em Paris.
Para se lambuzar e ainda comprar suvenires, a dica é a loja Fauchon, na place da la Madeleine (www.fauchon.com). Pode ser visitada em um dia de compras nas vizinhas galerias Lafayette e Printemps Haussmann. Para comer na hora, a fatia de bolo de chocolate custa 3. Para levar, uma caixa com 25 bombons de chocolate ao leite sai por 26.
Outra doce lembrança é a latinha em forma de coração com sete pequenos chocolates, que sai por cerca de 10.


Texto Anterior: Queijos + Vinhos + Doces: Degustação em "fromagerie" mescla sabores e histórias
Próximo Texto: Queijos + Vinhos + Doces: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.