São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Abandono ameaça casas de madeira de Istambul

PATRIMÔNIO Segundo estudioso, sobram apenas 250 na cidade; Unesco levará em conta conservação dos imóveis para avaliar se sítio será considerado ameaçado

DA REUTERS

Incêndios e falta de conservação colocaram em risco de extinção de uma das formas de arquitetura menos apreciadas de Istambul: a casa de madeira.
Pontos de demolição estão em todos os lugares em Suleymaniye. Terrenos caóticos com vigas quebradas e entulho pontilham as ruas desse bairro de Istambul, empoleirado em um morro encimado por uma mesquita otomana. Mais abaixo, cercas protegem obras de uma nova linha de metrô.
"Havia uma fila de casas de madeira aqui", diz Stein-Gunnar Sommerset, um acadêmico que tem uma casa nas proximidades. A maior cidade da Turquia tem uma longa tradição de construções em madeira, e no começo do século 20 as estruturas desse material correspondia à maioria das moradias de Istambul. Muitas dessas estruturas tradicionais desapareceram, e as sobreviventes estão ameaçadas.
Martin Bachmann, historiador de arquitetura do Instituto Arqueológico Alemão em Istambul, estima em 250 as casas de madeira que restaram em toda a cidade.
Neste ano, o comitê do patrimônio da humanidade da Unesco vai decidir se o sitio de Istambul, estabelecido em 1985, será colocado em uma lista de ameaçados. De acordo com Mechtild Rossler, responsável pela Europa e América do Norte no Centro de Patrimônio da Humanidade da Unesco, as condições e a preservação das casas de madeira será uma das questões consideradas.


Texto Anterior: Autor mapeia passos de protagonista de Salinger
Próximo Texto: Agaxtur e Club Med: Turista com mais de 55 anos paga menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.