São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORAÇÃO AMERICANO
Solo é irregular
Andar em trilhas exige cuidados

Castanheira com cerca de 50 m de altura em parque de Alta Floresta do enviado especial ao Mato Grosso

Para aproveitar melhor a caminhada no Estado, o turista deve seguir algumas dicas. A região é extremamente irregular, tem solo arenoso em alguns pontos e pedregulhento em outros trechos.
Para enfrentar essas adversidades, o calçado deve ter cano longo para proteger o tornozelo. Uma bota para "trekking" (esporte que consiste em andar em terrenos acidentados) é ideal para as caminhadas.
A travessia de córregos durante o percurso é constante, por isso a bota deve ser impermeável. Se for usar bermuda, vista um meião que fique acima do joelho.
Vegetação rasteira
Ao longo da caminhada há clareiras com vegetação rasteira seca, típica da região, e algumas com espinhos. Por isso, a perna deve estar bem protegida.
Uma camiseta branca de algodão é uma boa pedida. Se o turista for alérgico a insetos, a manga deve ser comprida.
Outra dica: não carregue nada nas mãos. Depois de algumas horas de caminhada, você terá a impressão de que o objeto é dez vezes mais pesado que seu corpo. Uma mochila é ideal.
Um chapéu com abas é uma boa dica para substituir o tradicional boné. O sol da região é muito forte e o boné não protege o pescoço.
Na mochila, algumas coisas são indispensáveis: repelente, lanterna, máquina fotográfica, garrafa d'água (que pode ser abastecida durante o percurso) e um bom lanche não podem faltar.
Não se esqueça também de levar um saco plástico, que deve servir de lixeira. (RC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.