São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vizinha de Davos, Kloster é a capital suíça do mountain bike

Cidade também conta com cinco restaurantes estrelados no guia Michelin

DA ENVIADA ESPECIAL À SUÍÇA

Na chegada à estação de Klosters, um cartaz mostra um belo casal praticando mountain bike por uma trilha rural ladeada de flores. No cenário, casinhas rurais, vacas pastando, floresta de pinheiros e montanhas com neve no cume.
A imagem diz muito sobre Klosters, vila rural suíça do Cantão de Grisões de 4.000 habitantes que falam alemão. Considerada a capital nacional do mountain bike, é circundada por cerca de 150 km de trilhas com diferentes graus de dificuldade para a prática do esporte.
Nas montanhas, o turista também pode andar de charrete com a família toda, assistir a uma corrida de porcos na neve, praticar esqui, paragliding, snowboard ou golfe, nadar ao ar livre ou simplesmente contemplar a beleza dos Alpes.
Fundada em 1220, Klosters ficou isolada até 1870, quando começaram a surgir os primeiros hotéis. Os turistas de inverno só chegaram em 1904.
Atualmente, a cidade oferece atividades ao turista o ano todo, mas é no inverno (final de novembro a fevereiro) que lotam os hotéis, chalés, estações de esqui e apartamentos de aluguel -no total, são oferecidas 8.000 vagas. Cerca de 40 restaurantes (cinco com estrelas no guia Michelin), 15 bares, quatro discotecas e dois museus de arte recebem turistas.
Klosters é um dos 25 resorts suíços que têm o selo de qualidade "Famílias são bem-vindas". Para manter o selo, hotéis e restaurantes investem em áreas de recreação para crianças e a estação de Madrisa tem, além da escola de esqui, um jardim de neve para os pequenos.
Durante o verão, há um passe especial diário para usar todos os transportes que levam às montanhas. Garante ainda o direito a piscinas, quadras de tênis e ônibus que separam Klosters da vizinha Davos. (ES)


Texto Anterior: Vila de Poschiavo fala italiano, mas tem orgulho de ser suíça
Próximo Texto: Suíço viaja quase tanto pelo país quanto visitante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.