São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

nos alpes

Bom tempo faz de Chur um festival permanente

NA RUA Com média baixa de chuva, cidade se destaca por eventos ao ar livre

DA ENVIADA ESPECIAL À SUÍÇA

A 75 minutos de trem da moderna Zurique, o turista encontra um poço de história: Chur, com traços de ocupação que remontam a 11 mil anos antes de Cristo e uma igreja de mais de 800 anos, preserva os tesouros do passado, mas mantém os olhos no futuro.
Localizada no Cantão dos Grisões (ou Graubünden) e ligada à famosa estação de St. Moritz por trens, Chur ostenta pelo menos 300 lojas modernas, mais de 130 restaurantes, teatros, cinemas, museus e uma peculiaridade em relação à região: o clima. Enquanto nas cidades vizinhas o tempo fica fechado boa parte do ano, na histórica Chur, o sol brilha -a média anual de chuvas é de apenas 840 mm.
Assim, Chur oferece, todo o ano, uma variedade de eventos ao ar livre, como festivais de música, cinema e teatro. Um sábado por mês, uma imensa feira de antigüidades ao ar livre, freqüentada por todas as idades, une passado e presente.
A cidade tem muitas opções de esporte. É possível caminhar e explorar a floresta ou pegar o teleférico até o monte Brambruesch, que reserva áreas para marcha no verão e para esqui no inverno. Em Chur, o centro de esportes Oberu oferece piscinas, patinação, futebol, tênis e hóquei no gelo. A cidade também é circundada por várias trilhas para ciclismo.
Se o turista quiser um pouco mais de aventura, basta se deslocar de 20 a 60 minutos de trem para chegar aos resorts de Davos (onde acontece anualmente o Fórum Econômico Mundial), Klosters, Flims e Arosa, que têm uma infinidade de atividades esportivas e recreativas durante todo o ano.
Na parte velha da cidade, com ruas de pedra, carros não circulam. Nos becos o turista, além de contemplar as construções do século 18, casas com fachadas desenhadas e antigas igrejas, encontra até noivas aproveitando os cenários históricos como pano de fundo para as fotos pós-cerimônia...
A população é de cerca de 35 mil pessoas. A maioria fala suíço-alemão, mas pelo menos 10% falam também o romanche, uma língua romântica que parece uma mistura de francês, espanhol e italiano. (ES)


Texto Anterior: Suíço viaja quase tanto pelo país quanto visitante
Próximo Texto: Queijo e chocolate não arredondam suíço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.