São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queijo e chocolate não arredondam suíço

DA ENVIADA ESPECIAL À SUÍÇA

Apesar da fama do chocolate e dos queijos suíços, é muito difícil ver um suíço fora do peso, muito menos obeso. A paixão por caminhadas, mountain bike e esportes de inverno não tem idade. No verão, é comum ver adolescentes, jovens, adultos e idosos com roupas esportivas, mochilas e os populares bastões de trekking -até quiosques de jornais vendem esse equipamento.
E as caminhadas não se resumem aos finais de semana ou às manhãs. Em Flims (região sudeste do país), a reportagem viu, no começo de tarde de uma sexta-feira, centenas de suíços de todas as idades marchando por Conn, um parque idílico com muito verde, laguinhos e trilhas que desembocam, após uma hora ou duas de caminhada, numa plataforma suspensa que proporciona uma paisagem espetacular da geleira Rhine, conhecida como o "Grand Canyon suíço". Trata-se de um fenômeno geológico de precipícios esculpidos pela maior avalanche ocorrida na região dos Alpes há milhares de anos, no fim da Idade do Gelo.
Outra paixão dos suíços são as flores. Todas bem cuidadas, como se competissem com o jardim do vizinho. (ES)


Texto Anterior: Bom tempo faz de Chur um festival permanente
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.