São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTONO EM WASHINGTON

Exibição que lembra "A Vida é Bela" conta a história de menino que sobreviveu ao genocídio

Mostra explica Holocausto para crianças

DA ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

Enquanto o memorial aos heróis da Segunda Guerra Mundial não fica pronto (a data prevista é 2004), o conflito é lembrado em Washington no museu do Holocausto, que tem, entre as exposições permanentes, uma dedicada aos pequenos: "Lembre-se das Crianças: a História de Daniel".
Daniel é um personagem fictício que poderia ser qualquer menino judeu que sofreu com o Holocausto. A exposição mostra ambientes da sua casa antes dos conflitos, como a cozinha, onde ele fazia doces com a mãe e a irmã, partes da cidade e o campo de concentração para onde foi levado.
Comove a alusão a seus objetos pessoais, como a medalha que o pai ganhara por sua participação na Primeira Guerra. Ela deve ser procurada pelo visitante quando ele entra no bagunçado quarto do gueto onde o menino morou.
Trechos do seu diário, que fazem lembrar a história de Anne Frank (judia alemã que morreu nos campos de concentração), a gravação de uma voz e vídeos narram a história do garoto, que perdeu a mãe e a irmã no campo de concentração, e explicam que cerca de 1,5 milhão de crianças morreram no Holocausto.
Ao fim da mostra, que traz à lembrança o filme "A Vida é Bela", de Roberto Benigni, os visitantes-mirins deixam impressões de solidariedade ao garoto, registram histórias que aconteceram com seus antepassados e fazem desenhos, como o de crianças presas atrás de arame farpado.
Nos três andares do museu do Holocausto, painéis, fotos e vídeos narram esse triste episódio da história. Até 16 de março, ele abriga a mostra "Perseguição dos Nazistas aos Homossexuais (1933-1945)", com cerca de 250 fotos e documentos. O museu ainda tem biblioteca, café e loja de suvenires. (MARISTELA DO VALLE)

Museu Memorial do Holocausto dos EUA - 100 Raoul Wallenberg Place, tel. local 202/488-0400, site www.ushmm.org. Horário de funcionamento e ingressos dependem da área visitada.


Texto Anterior: Pressa frustra visita a galeria de Arte
Próximo Texto: EUA não esquecem suas guerras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.