São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostarda dá sabor a parada em Dijon

Pedro Paulo Funari, professor titular da Unicamp, conta história do condimento, cuja origem data de 400 a.C.

A cerca de uma hora e meia de Paris, viajando de TGV, cidade guarda três casas estreladas pelo guia "Michelin"

DA ENVIADA A DIJON

O fato de ser a capital da Borgonha, uma das principais regiões produtoras de vinho da França, já é um ótimo motivo para colocar Dijon no roteiro de um passeio de trem pela Europa. Mas os atrativos do lugar -principalmente para quem gosta de comer e beber bem- vão além.
A cidade de 150 mil habitantes tem três restaurantes estrelados pelo guia "Michelin": Stéphane Derbord (www.restaurantstephanederbord.fr), Hostellerie du Chapeau Rouge (www.chapeau-rouge.fr) e Le Pré aux Clercs (www.lepreauxclercs.com).
Mas tudo bem se o orçamento não comportar um refeição estrelada: o sabor-símbolo de Dijon está na mostarda. Para contar a história desse condimento, a Folha entrevistou o professor Pedro Paulo Funari, do departamento de história da Unicamp. Funari tem estudos em história antiga sobre azeite, vinhos e especiarias. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)

 

Folha - Qual é a origem da mostarda na culinária?
Pedro Paulo Funari
A primeira utilização da mostarda tinha o objetivo de preservar outros alimentos. Sem geladeira, até o início do século 20 as comidas tinham de ser preservadas para não apodrecerem rapidamente. Foram desenvolvidos métodos de preservação com substâncias como o sal e as especiarias. Entre elas, a mostarda. A gente não se dá conta, mas o gosto de alguns alimentos é marcado por aquilo que é usado para preservá-las.

E qual é a origem do nome?
O nome mostarda deriva de mosto, que é a primeira fermentação da uva. O mosto favorece a conservação daquilo que você for misturar. No caso, a mostarda. Essa mistura resulta num líquido que pode ser usado para preservar outros alimentos.

Quem desenvolveu a técnica?
Os gregos. E os romanos a difundiram. Antes da mostarda, eles usavam a base de mosto com peixe e bastante sal. Essa é a pré-história da mostarda, coisa de 300, 400 anos antes de Cristo. O ápice do uso dessa técnica foi durante o Império Romano. Todo mundo comia com isso.

Quando o peixe foi substituído pela mostarda?
Foi na Idade Média, quando o Mediterrâneo foi dominado pelos árabes muçulmanos. Sem acesso ao peixe, foi preciso substituí-lo.

Por que a mostarda de Dijon ficou tão famosa?
A região da Borgonha tem uma tradição vinícola, e esse é um ponto fundamental. A produção de boas mostardas está diretamente ligada ao fato de aquela ser uma região de alta produção de vinho.


Texto Anterior: Pese entre inconvenientes e vantagens
Próximo Texto: Chef de restaurante estrelado fala de pratos típicos da região
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.