São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Universidade de Yale vai devolver peças incas ao Peru

Após disputa, órgão de ensino dos EUA concordou em mandar de volta coleção inca levada de Machu Picchu

Governo peruano deve criar um museu e um centro de pesquisa para abrigar os artefatos, que incluem ossos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Peru anunciou na semana passada que a Universidade de Yale (EUA) concordou em devolver centenas de peças levadas da cidadela inca de Machu Picchu há aproximadamente um século.
Poucas horas depois do anúncio, a universidade publicou um documento expressando satisfação nas conversas com o Peru. As peças foram o centro de uma disputa que durou anos.
O presidente Alan García disse que o governo chegou a um acordo com a universidade para começar a receber mais de 4.000 objetos de volta. A coleção, que inclui peças de cerâmica, têxteis e ossos, deve começar a chegar no início de 2011, depois que o inventário estiver pronto.
Recentemente, o Peru fez uma campanha agressiva na mídia para pressionar a universidade sobre as peças, levadas de Machu Picchu pelo estudioso Hiram Bingham 3º entre 1911 e 1915.
Agora, García vai pedir ao Congresso peruano verba especial para criar um museu e um centro de pesquisa para abrigar as peças.
As ruínas de Machu Picchu são a principal atração turística do Peru. O complexo foi construído no século 15 pelos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos espanhóis no século 16.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Luxo em Gramado: Saint Andrews inaugura categoria "exclusive house"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.