São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

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Obter reembolso de pontuação pode exigir paciência

Demora para reaver pontos em voos cancelados é uma das reclamações mais frequentes entre os passageiros

Consumidores precisam conhecer regras para mudar datas e cancelar voos emitidos por meio de milhas ou pontos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Usar programas de fidelidade pode ser vantajoso, mas, para aproveitar todos os benefícios oferecidos por eles sem perder dinheiro, o consumidor deve ficar atento às regras de cada companhia aérea. Para trocar a data de uma passagem já marcada, por exemplo, algumas companhias cobram uma multa, a ser paga com o crédito de pontos ou milhas. O restante deve ser devolvido, mas a espera pode ser longa.
Foi o que aconteceu com o servidor público Julio Tiraboschi, 30, ao marcar uma passagem para seu irmão em janeiro de 2010 pela TAM. "Meu irmão estava indo para a Alemanha fazer um curso e queria chegar ao país no início de janeiro. Tentei resgatar uma passagem com meus pontos, mas a TAM afirmou que não havia assentos disponíveis naquele período, então marquei o bilhete para o fim do mês. Dias depois, meu irmão descobriu que deveria realmente chegar à Alemanha no começo de janeiro e tivemos que trocar a data da passagem", conta ele.
Para cancelar o voo já marcado, Tiraboschi teve que usar 10% dos pontos gastos no resgate do bilhete aéreo para pagar uma multa e pedir a devolução do restante para sua conta no programa TAM Fidelidade. "Acabei comprando a passagem em dinheiro na data em que queria inicialmente. Ou seja, havia assentos disponíveis, mas não para a troca com pontos do programa de fidelidade."
O maior problema ocorreu na hora de receber o restante dos pontos de volta. "Passei meses indo até a loja da TAM e ligando na central de atendimento da companhia. O atendente da loja dizia que eu deveria resolver o problema pelo telefone e quando eu ligava na central me falavam para ir até uma loja da empresa para resgatar os pontos." O servidor público só recebeu seus pontos após dois meses de muita insistência.

REEMBOLSO
Para mudança de datas ou cancelamento de passagens, a TAM cobra uma taxa administrativa de 10% do valor do trecho resgatado com pontos. Segundo o site da companhia, o prazo para o reembolso de passagens resgatadas com pontos é de até 30 dias. Já a Gol devolve a totalidade das milhas para a conta Smiles do passageiro, desde que elas estejam dentro do prazo de validade. Milhas expiradas não são reembolsadas. Também é cobrada uma taxa administrativa de R$ 50, para bilhetes emitidos no Brasil, e o equivalente a US$ 30 para bilhetes emitidos no exterior, com valor convertido na moeda do país.
A Azul devolve os créditos de seu programa de fidelidade no caso de voos cancelados, mas mudanças na data ou destino dos bilhetes estão sujeitas à cobrança de taxas previstas nas tarifas aéreas.
Pelo programa Amigo, da Avianca, o passageiro deve pagar uma taxa administrativa para a remarcação de bilhetes emitidos através do resgate de pontos. Em caso de cancelamento, são reembolsados apenas os pontos que ainda estão dentro do prazo de validade.

RECLAMAÇÕES
Segundo o Procon, os programas de fidelidade de companhias aéreas são alvo de poucas reclamações e a principal queixa é a falta de informações ou falta de clareza nos regulamentos.
Um relatório de 2010 do órgão de defesa do consumidor indica que as companhias TAM e Gol tiveram um baixo índice de solução de problemas no último ano. De acordo com o relatório, mais de 65% das reclamações dos consumidores das duas empresas não foram atendidas de forma satisfatória. Atrasos em voos, bagagens danificadas ou extraviadas, dificuldades para cancelar passagens ou receber reembolsos e falta de informações sobre regras das companhias aéreas estão entre os principais problemas citados.
(VANESSA CORRÊA DA SILVA)


Colaborou MAURÍCIO KANNO


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