São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Guia de milhagens

Tire suas dúvidas em 20 perguntas e respostas sobre acúmulo de pontos e troca de bilhetes nas companhias aéreas

1 - COMO FUNCIONA?
Trata-se de um programa de fidelização em que o cliente ganha pontos a cada passagem comprada (no caso da Azul, acumula-se valores em créditos). Ao atingir determinada quantidade, é possível trocar por trechos aéreos. Alguns cartões de crédito também contam pontos, e a troca pode ser por passagens de companhias aéreas parceiras ou diversos produtos -como locação de veículos, jantares e diárias em hotéis

2 - COMO SOU MEMBRO DE UM PROGRAMA?
Com as companhias aéreas, é preciso se inscrever, o que pode ser feito pelo site da empresa. Nos cartões, é preciso adquirir um que possua programa de fidelização

3 - PRECISO TER CARTÃO DE CRÉDITO?
Não. É possível acumular pontos usando só os programas das companhias aéreas

4 - QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES PARA ME FILIAR A UM PROGRAMA?
Não há, no caso das companhias. Quanto aos cartões, eles podem exigir uma renda mínima

5 - NÃO COSTUMO VIAJAR DE AVIÃO. FICO DE FORA DOS PROGRAMAS?
Não são exigidas viagens mínimas para se filiar aos programas das companhias aéreas, mas quanto mais viagens, mais pontos são acumulados. Com cartões, seu uso em compras vale pontos

6 - COMO VEJO MINHA PONTUAÇÃO?
Na maioria dos casos, é possível consultar os pontos no site das companhias. Se você não possui uma senha, entre em contato com a empresa. Algumas também enviam extratos mensais por e-mail. Nos cartões, muitos boletos de cobrança incluem essa informação

7 - A PARTIR DE QUANTOS PONTOS EU CONSIGO TROCAR PASSAGEM?
Depende de cada programa. Muitas companhias fazem promoções, com trocas possíveis, por exemplo, a partir de mil pontos. Para trechos internacionais, o valor pode ser de 10 ou 15 mil. No caso da Azul, cada crédito equivale a R$ 1. A partir de 50 créditos, o passageiro já pode ter desconto no valor do bilhete

8 - COMO MARCO UMA VIAGEM UTILIZANDO MINHAS MILHAS?
No caso dos programas das companhias, o processo é o mesmoda compra em dinheiro. Será preciso informar os dados do cartão fidelidade

9 - TENHO PRAZO PARA USAR MEUS PONTOS?
Sim, normalmente eles têm validade. A expiração depende de cada programa

10 - FAÇO VIAGEM PELA MINHA EMPRESA, POSSO ACUMULAR OS PONTOS?
Sim. Mesmo com outra fonte pagante, os pontos valem para o nome emitido na passagem

11 - POSSO PARTICIPAR DE VÁRIOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE AO MESMO TEMPO?
Sim. A adesão a um programa não é exclusiva

12 - TENHO 20 MIL PONTOS NO MEU PROGRAMA DE FIDELIDADE E 10 MIL NO MEU CARTÃO DE CRÉDITO. POSSO JUNTAR OS DOIS E TROCAR POR PASSAGENS?
Depende. Os cartões de crédito geralmente permitem a transferência de pontos a partir de 10 mil. Atenção: seu cartão deve ter parceria com o programa de fidelidade do qual você participa

13 - HÁ RESTRIÇÃO DE DATAS PARA USAR MEUS PONTOS?
Depende. Algumas companhias restringem o uso dos pontos para a baixa estação. Voar na alta estação pode custa mais pontos, por exemplo. Há promoções que permitem o resgate com menos pontos do que a regra geral do programa

14 - SOU MEMBRO DE UM PROGRAMA, FIZ A VIAGEM, MAS MEUS PONTOS NÃO FORAM CONTABILIZADOS. O QUE FAÇO?
Entre em contato com a companhia. Ela deverá atualizar sua pontuação. Fique atento com os prazos, que variam de acordo com cada programa

15 - NÃO APRESENTEI MEU CARTÃO FIDELIDADE NO CHECK-IN. POSSO AINDA COMPUTAR OS PONTOS?
Sim. Entre em contato com a companhia para atualizar sua pontuação, atentando para o prazo, que varia de acordo com cada programa

16 - TENHO MUITOS PONTOS. POSSO DOÁ-LOS OU VENDÊ-LOS?
O benefício não pode ser transferido para outra pessoa, mas o titular pode emitir uma passagem em nome de outro passageiro. Legalmente, a venda não é permitida

17 - ESTOU TENDO PROBLEMAS COM O MEU PROGRAMA DE PONTUAÇÃO. ONDE POSSO RECLAMAR?
Primeiro, procure a empresa responsável pelo programa. Se o problema não for resolvido, entre em contato com o Procon ou com os outros órgãos de defesa do consumidor

18 - ACUMULEI PONTOS, MAS A COMPANHIA FOI À FALÊNCIA OU COMPRADA POROUTRA EMPRESA. AINDA TENHO DIREITOS?
De acordo com a advogada da OAB Joung Won Kim, quando uma companhia vai à falência, o consumidor corre o risco de arcar com o prejuízo, pois está em último na lista de prioridades da massa falida. Se empresa foi comprada, em geral, a outra assume os pontos

19 - QUAIS SÃO OUTROS BENEFÍCIOS PARA A MINHA VIAGEM ALÉM DA TROCA POR PASSAGEM GRÁTIS?
Alguns programas oferecem outros benefícios, como diárias em hotéis, descontos em restaurantes e aluguel de carros. Consulte o site do seu programa de fidelidade

20 - TENHO DÚVIDAS. ONDE POSSO ESCLARECÊ-LAS?
TAM
www.tam.com.br
4002 - 5700
0800 - 5705700
Gol www.voegol.com.br
0800-8870000

Avianca
www.avianca.com.br
4004-4040
0300-789-8160

Azul
www.voeazul.com.br
0800-7021053


Texto Anterior: Empresária pontua 200 mil milhas ao ano
Próximo Texto: Obter reembolso de pontuação pode exigir paciência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.