São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Biblioteca de NY faz cem anos com mostra e aplicativo

Leões de pedra que guardam o icônico edifício foram recriados com peças de Lego para marcar centenário

Uma nova publicação disponível em formato de aplicativo para iPad marca a data, além de mostra até dezembro

DA ASSOCIATED PRESS

Aos cem anos, a Biblioteca Pública de Nova York (www.nypl.org) nutriu gerações de acadêmicos e tem tesouros como uma Bíblia de Gutenberg e uma das primeiras cópias da Declaração da Independência. No entanto, enquanto abriga milhões de livros, o salto da biblioteca para abraçar a tecnologia do século 21 inclui uma nova publicação disponível em aplicativo para iPad.
"Livros são importantes para nós", disse o presidente da biblioteca, Paul LeClerc. "O on-line é importante para nós. E não vamos abandonar nenhum dos dois."
A biblioteca foi fundada no final do século 19 com a fusão dos acervos comprados pelos abastados nova-iorquinos James Lenox e John Jacob Astor. O sistema atual abarca cerca de 90 locais de pesquisas e filiais. A coleção supera os 50 milhões de itens, incluindo mais de 20 milhões de livros.
O centro da rede é o prédio Stephen A. Schwarzman, na Quinta avenida com a 42nd, aberto em 23 de maio de 1911. Guardada pelos leões de pedra Paciência e Fortaleza, é uma das estruturas mais conhecidas da cidade. As festividades durante o último final de semana incluíram passeios por locais normalmente proibidos e duas réplicas dos leões feitas em Lego. Um jogo de pistas na noite de sexta foi inspirado no filme "Uma Noite no Museu".
Até 31 de dezembro, uma mostra em comemoração ao centenário traz destaques como uma cópia da Declaração da Independência escrita à mão por Thomas Jefferson.


Texto Anterior: Mercado ilegal de milhas corre solto entre os internautas
Próximo Texto: Minha história - Flavia Maria Destro: Cuidando de leões
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.