São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECO-BRASIL
ONG transforma propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural e usa seus recursos para pesquisa
Fazenda conserva ambiente com turismo

DO ENVIADO ESPECIAL AO PANTANAL

A Conservation International (CI), ONG com sede em Washington (EUA) voltada para a conservação do meio ambiente, possui, desde o ano passado, a fazenda Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, na margem do rio Negro, que é bem menor que seu homônimo da Amazônia. Os dois rios (amazônico e pantaneiro) têm em comum apenas o pH muito ácido.
A fazenda, que se estende por 7.500 hectares e onde foi gravada a novela "Pantanal", foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Para se sustentar, virou lugar onde se pratica turismo "responsável", na denominação do coordenador da CI no Pantanal, Reinaldo Lourival. Parte dos recursos provenientes desse uso será investida em pesquisas e conservação.
"Queremos mostrar que o ecoturismo pode ser uma alternativa econômica para a conservação", diz Lourival.
A fazenda foi construída em 1920, a partir de um projeto de um arquiteto japonês. Não há tijolos: suas paredes são compostas de "adobe de carandá", uma mistura de barro e madeira de carandá.
Após passar por uma recente reforma, a sede da fazenda mantém o estilo original, embora tenham sido eliminadas as janelas escorregadiças do primeiro andar e alguns detalhes, como as chapas de fino mármore nos pisos dos banheiros.
O clima ficou despojado e o local em nada lembra um hotel.
No máximo, acomodam-se 26 pessoas por vez. "A capacidade seria maior, mas é melhor não lotar além do necessário", afirma Lourival. "Para nós, mais importante é aumentar o índice de ocupação e receber turistas durante o ano inteiro."
O lixo reciclável é levado para a cidade, e o resto é enterrado. A energia para o aquecimento da água é obtida por meio de painéis solares. (VINCENZO SCARPELLINI)


Texto Anterior: Dia-a-dia pantaneiro começa às 5h
Próximo Texto: ONG faz campanha na região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.