São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A BOLA DA VEZ

Na região central, os museus abordam a história da cidade e expõem obras de arte e artefatos de ouro

Centro de compras, tours e gastronomia, cais convoca turistas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
NA ÁFRICA DO SUL

O Victoria & Alfred Waterfront, mais conhecido como Waterfront, é para onde quase todos os turistas seguem depois de passear pela península e pela Cidade do Cabo.
Trata-se de um complexo de shopping centers, restaurantes, bares e lojas construído no antigo atracadouro. O local abriga uma das atrações mais visitadas da cidade, o aquário. Daqui também saem barcos em direção a ilha de Robben, onde fica a antiga prisão em que Nelson Mandela passou 18 dos 27 anos em que esteve preso. A prisão foi desativada em 1996 e transformada em museu.
Uma viagem de 30 minutos leva os turistas até a ilha, declarada patrimônio mundial da Unesco, onde há uma excursão de ônibus pelos principais pontos de interesse e uma visita guiada por ex-detentos.
A região central da cidade é cheia de museus, praças, lojas, mercados, bares e restaurantes, em meio a ruas de arquitetura vitoriana e "cape dutch".
O museu do District Six (www.districtsix.co.za) remonta, por meio de fotos e mapas, a triste história do bairro que foi demolido durante o regime segregacionista do apartheid. Cerca de 50 mil pessoas foram expulsas durante as décadas de 60 e 70. As terras confiscadas foram devolvidas em 2000, e aos poucos alguns antigos moradores começaram a voltar para novas casas.
Construído no fim do século 17, o castelo da Boa Esperança (www.castleofgoodhope.co.za) é considerado a construção mais antiga da cidade. No seu interior é possível ver artefatos militares e achados arqueológicos.
Também um dos edifícios mais antigos da cidade, o Slave Lodge (www.iziko.org.za/slavelodge) foi um abrigo de escravos até 1811. Hoje é um museu dedicado a história dos escravos e seus descendentes.
Outros museus no centro incluem a coleção Michaelis (www.iziko.org.za/michaelis), com pinturas dos séculos 16 e 17, o Gold of Africa Museum (www.goldofafrica.com), com peças de ouro de diferentes regiões do continente e a Galeria Nacional (www.iziko.org.za/sang), a principal galeria de arte do país. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: A bola da vez: Aquário e parque garantem diversão enquanto educam
Próximo Texto: Vasta oferta de casas dita a rotina do gourmet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.