São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA 2 EM 1
Turista perde conteúdo com informações apenas em turco; até os banheiros têm placas só no idioma

Novo aquário abriga 25 mil criaturas

DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

Inaugurado em outubro último no novo shopping Forum Ístanbul, o aquário Turkuazoo (www.turkuazoo.com) reúne 25 mil criaturas de 5.000 espécies de animais fluviais e marinhos tem tanques imensos que, ao todo, comportam 6 milhões de litros de água. Neles, se deslocam arraias e tubarões-tigre enormes, peixes do Bósforo e do Índico. Ali há até um túnel de acrílico de 80 metros, com esteira rolante, para que o usuário, boquiaberto, observe uma colorida simulação dos corais no ambiente subaquático.

"Lost in translation"
Mas, ali, nesse "akvaryum" que custou declarados 17 milhões, absolutamente nada está descrito em alguma língua que não seja o turco, o que é uma pena: o turista boia no conteúdo e esse passeio perde sua profundidade mais científica.
Em contrapartida, o preço da entrada, 25 liras turcas para adultos (cerca de 12), é, para os locais, salgado como a água dos oceanos.
Ainda assim, o Turkuazoo e o novo shopping, localizados em Bayrampasa, nos arredores de Istambul e a 5 quilômetros do aeroporto internacional Atatürk, impressionam pela modernidade numa metrópole onde a tônica é dada pelos prédios de cunho histórico.
Ocupando uma área de 55.000 m2 e com um grande tanque de 7.000 3, numa das laterais do shopping, o Turkuazoo tem sua entrada no nível da rua, mostrando ali, em aquários planos, os peixes de água doce -e são peixes relativamente pequenos para quem já viu, no Brasil, os imensos tucunarés, jaús, pacus e pintados dos rios amazônicos.
Há ainda nesse ambiente inicial um painel relativamente pobre para denunciar as queimadas que ocorrem na floresta amazônica sul-americana. Já no andar inferior, onde estão os animais de água salgada, é que o Turkuazoo se revela um verdadeiro oceanário, exibindo tanques imensos que lembram os do Oceanário de Lisboa e de Gênova e túneis de acrílico curvos iguais aos do aquário de Sydney, na Austrália.
Mas a dificuldade de entender é, infelizmente, única no novo aquário de Istambul, onde há animais marinhos curiosos, crustáceos que não encontramos facilmente aqui neste lado do mundo. Ironicamente, nas portas dos toaletes também não existem símbolos divisando se o banheiro é masculino ou feminino. No banheiro dos homens, está escrito "bay". Não, não se trata de nenhuma baía. "Bay", na língua intrincada da Turquia, quer dizer "homem".
TURKUAZOO:

de segunda à sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos das 10h às 19h; adultos pagam 25 LT

www.turkuazoo.com


Texto Anterior: Vinhos dão lugar à cerveja e ao raki, feito de aniz
Próximo Texto: Santa Sofia conjuga as mudanças religiosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.