São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NY é cidade que mais sofre nos quadrinhos

O Quarteto Fantástico tem prédio fictício lá

DE SÃO PAULO

No infinito universo das histórias em quadrinhos -relembrados em museus e em eventos especializados em todo o mundo, há personagens que moram em cidades tão ficcionais quanto eles e outros cujo enredo se liga a locais que realmente existem.
A maior parte dos personagens clássicos da editora DC Comics mora em cidades imaginárias -apesar da ampla falta de imaginação no momento dos batismos: Flash Gordon habita Central City, o Arqueiro Verde, Star City, e seu amigo Lanterna, Coast City. O Besouro Azul, Hub City, e Starman, Opal City. Sem falar na Fawcett City da família Marvel.
Mas esse monótono padrão tinha uma vantagem: as cidades podiam ser destruídas por robôs ou monstros pré-históricos e ninguém sofria nadinha na vida real.
Isso mudou na década de 1960, quando a editora Marvel lançou uma série de personagens ambientados em cidades verdadeiras.

NY NA JANELA
Assim, Homem-Aranha, Capitão América, Demolidor, Thor e muitos outros competem para ver quem destrói mais a pobre Nova York.
O Quarteto Fantástico, inclusive, possui um edifício (fictício) na megalópole norte-americana, bem na esquina da rua 42 com a Madison. Mas muito cuidado ao passar por ali quando estiver passeando por Manhattan: é dito e certo que o Baxter Building é alvo preferencial de Galactus e de todas as outras ameaças espaciais.
(IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Conheça os lugares imaginários e reais dos personagens das HQs
Próximo Texto: Lugares que inspiram autores de HQs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.