São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA BRASILEIRA

No Fervedouro, ela surge do fundo e parece estar em ebulição; na Formiga, verte de muitas quedas

Água diverte vindo de cima ou de baixo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO JALAPÃO

Saindo bem cedinho de Mateiros, em pouco tempo de estrada, cerca de 50 km, chega-se à cachoeira da Formiga. É uma espécie de balneário, com quiosques, área para churrasco e tudo mais. Paga-se R$ 5 para entrar.
Do estacionamento, a parada não parece muito promissora. Porém, quando se avista a cachoeira, a coisa muda de figura.
A Formiga tem uma queda linda -que forma uma piscina envolta por árvores. A água tem cor de esmeralda, é completamente transparente e límpida. A queda, em degraus, tem força, mas permite aquela tradicional massagem nas costas. Dá para ficar um bom tempo aproveitando a água.
O segredo é chegar cedo, principalmente se for final de semana -quando a galera segue para lá em peso para passar o dia curtindo a água, paquerando e fazendo churrasco.
Depois do banho na Formiga, o próximo passo é outra atração molhada, o Fervedouro.
Com esse nome dá para pensar que são termas em pleno cerrado, mas não: é uma nascente de águas transparentes, que forma uma pequena lagoa rodeada de muitas bananeiras.
O chão é de areia muito fina, e a água que brota incessantemente tem uma forte pressão, criando um efeito de bolhas enormes -parece uma panela com água fervendo. Mas a parte mais maluca do Fervedouro é que, num certo ponto, o leito parece não ter fundo, e é impossível afundar, devido à força com que a água é expelida. O lugar guarda certa semelhança com a Areia que Canta em Brotas, interior de São Paulo.
À beira do Fervedouro, a família que toma conta aproveita e vende adivinhe o quê? Quem arriscou artesanato de capim dourado acertou em cheio. (EMK)


Texto Anterior: Fronteira brasileira: Praias e cachoeira enchem os olhos em pleno cerrado
Próximo Texto: Pacotes para o Jalapão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.