São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tango e milonga regem noite portenha

Passos sincronizados e complexos criam dança que exala sensualidade e libido; opções são para bailar ou assistir

Espetáculos turísticos são comuns em toda a cidade, mas sessões clássicas acontecem em salões 'alternativos'

DA ENVIADA A BUENOS AIRES

As mulheres usam vestidos justos com lantejoulas, babados e fendas cavadas. Os saltos são altíssimos. Os homens geralmente abusam da gomalina no cabelo, com ternos alinhados e sapatos lustrosos.
Os passos, tão sincronizados quanto complexos, criam uma dança que exala a sensualidade e a libido. O tango é um sinônimo de Buenos Aires, metrópole cujos conterrâneos levam fama de passionais e belicosos.
Nada mais justo, então, que o ritmo mais tradicional da Argentina reflita o lirismo, a paixão, a entrega e muitos dramas pessoais afins para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo: solidão, derrotas, angústias, perdas -porém manifestos nos portenhos, dadas as crises econômicas pelas quais passaram.
É quase um sacrilégio ir a Buenos Aires e não conhecer, ao menos, uma milonga, que nada mais é do que uma sessão de tango para dançar ou, simplesmente, apreciar os dançarinos.
Em quase todas elas, há aulas de tango para alunos iniciantes e avançados.
Uma das mais populares ocorre no clube La Catedral (lacatedralclub.com), em Almagro, às terças-feiras, em um edifício cuja arquitetura data de 1880.
Outro espaço autêntico e bastante indicado é o Club Villa Malcolm (tangocool.com), em Palermo, um salão com decoração que remete ao século passado.
A trinca de indicações fecha com o Salón Canning (parakultural.com.ar), que acumula a reputação de ser uma das melhores pistas de milongas da cidade.

PARA ESTRANGEIRO VER
Para aqueles mais afeitos com lugares mais turísticos (e que geralmente são mais caros), vale conhecer o Bar Sur (bar-sur.com.ar), em San Telmo, que tem shows diários a partir das 20h.
Outro local frequentado por visitantes estrangeiros é o La Viruta (lavirutatango.com), que sorteia sapato de tango para as mulheres e camisetas para os homens.
Para o viajante que está sozinho, a empresa Tango Taxi Dancers (tangotaxidancers.com) oferece um acompanhante para dança. A promoção para iniciantes, com transporte, uma hora e meia de aula e o mesmo período numa milonga custa 580 pesos (R$ 240) por pessoa, sem bebidas alcoólicas. (MARINA LANG)



Texto Anterior: Buenos Aires perde status de metrópole com preços baixos
Próximo Texto: Gardel, expoente do ritmo, vem de bairro operário
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.