São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Veja cinco sites para planejar viagem ao Rio

Além de um guia geral sobre a cidade, opções privilegiam tours culturais e 'gourmets'

DE SÃO PAULO

Antes de visitar o Rio de Janeiro, vale a pena passar algum tempo na web pesquisando e conhecendo melhor o destino. Nesta semana, a coluna Planet@ Letra escolheu cinco sites para quem tem a intenção de conhecer a capital fluminense.
O marinheiro de primeira viagem deve começar pelo guia oficial (www.rioguiaoficial.com.br) da cidade. O site tem um acervo útil para o turista, como uma lista de hospedagem, com hotéis, pousadas, apart-hotéis, albergues e apenas três opções de "cama e café".
Praia, tours, Carnaval no Rio e um guia GLBT não ficam de fora. Vale a pena passar um tempo no menu "onde comer". Se quiser ir direto ao ponto, melhore a busca escolhendo o tipo de restaurante e o gasto médio, por exemplo.
Ainda para o internauta "gourmet", vale conferir o site da Confeitaria Colombo (www.confeitariacolombo.com.br), em especial a galeria de imagens e a linha do tempo que começa em 1894, ano de inauguração do estabelecimento. Também está lá uma lista com os produtos à venda, mas não é possível saber quanto eles custam.
Na hora de planejar uma visita cultural, passe pela Biblioteca Nacional (www.bn.br). Clique em "visita virtual" no menu à esquerda para ter uma visão 360º de ambientes como o saguão do casarão e o setor de obras raras. A página é interessante, apesar de ser um pouco difícil de manusear pelos cliques e direcionamentos do mouse.
Em "folheando o acervo", um arquivo em "flash" disponibiliza parte de uma obra do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815).
Outra opção de tour cultural é o CCBB (bitly.com/ccbbrio). Na página do centro cultural, dá para ver a programação completa, checar informações sobre dias e horário de funcionamento e conhecer a história do edifício de linhas neoclássicas, que já foi sede da Associação Comercial em 1906.
Quem quer passear pelo bairro do Jardim Botânico, deve visitar o site do parque Lage (www.avparquelage.rj.gov.br), antigo engenho de açúcar da época do Brasil Colonial. Esteticamente, o site não faz jus ao local, mas contém informações sobre a história da área, workshops, debates e sua escola de artes.



Texto Anterior: London for free
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.