São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rota da seda é tema de mostra

DA REDAÇÃO

A mostra "A Rota da Seda: Comércio, Viagem, Guerra e Fé", em cartaz até setembro na Biblioteca Britânica, em Londres, reúne peças do reino de Gandhara, que floresceu, há 1.500 anos, onde hoje é o norte do Paquistão.
O reino mesclava influências gregas e budistas. Seu ícone era um buda meditativo vestido com uma toga grega. A combinação despertou, no fim do século 19, o interesse de um judeu húngaro chamado Aruel Stein. Ele rumou à região em busca de resquícios do reino greco-budista. E encontrou tudo conservado pela areia.
Dos 400 itens expostos, 250 são fruto das escavações de Stein. Entre eles, uma poesia antiguerra do século 7º e uma carta contendo pedidos de desculpas de alguém que se comportou mal por estar bêbado em um jantar. Informações: www.bl.uk/whatson/exhibitions/silkroad/main.html.

Texto Anterior: Museu é reaberto em Atenas
Próximo Texto: Artefatos maoris voltam à Oceania
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.