São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu é reaberto em Atenas

DA ASSOCIATED PRESS

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas, o mais importante mostruário de peças da Antigüidade grega, abriu a maior parte das salas depois de 20 meses de restaurações para os Jogos Olímpicos, que acontecem na capital entre 13 e 29 agosto.
Milhares de peças, de vasos de ouro micênicos a estátuas, estão em exposição e traçam uma linha do tempo da arte e da cultura da Grécia. "Penso que valeu a pena esperar. Não é possível fazer mudanças dessa escala e manter o museu aberto", afirma o diretor da instituição, Nikolaos Kaltsas.
Nem todas as coleções, no entanto, estão abertas ao público. Dos 48 espaços de exibição, 32 foram reinaugurados. As outras áreas, danificadas num terremoto ocorrido em 1999, serão abertas antes do final do ano e irão expor cerâmica e bronze.
Atenas, que tenta terminar todos os preparativos para as Olimpíadas, apresentará as obras para as centenas de milhares de turistas que lá estarão em agosto. Um atraso na abertura parcial do museu seria embaraçoso.
As reformas intentam reparar os danos causados pelo terremoto de 1999, restaurar os milhares de artefatos do acervo e pintar e reformar o interior do prédio neoclássico que abriga a instituição. O edifício tem 113 anos.
Cerca de US$ 6,5 milhões foram gastos na restauração, de acordo com Kaltsas. Uma entrada para o museu custa US$ 7,20.
Tem início no dia 15 do mês que vem e é encerrada em outubro uma mostra intitulada "Agon", termo grego que designa o conceito de disputa. Será uma exposição centrada em peças das antigas competições olímpicas.
Alguns dos trabalhos foram emprestados por outros museus do mundo, entre os quais estão o parisiense Louvre, o nova-iorquino Metropolitan e o londrino Museu Britânico.


Texto Anterior: Luxo no lixo: Exposição revela o que famosos jogam fora
Próximo Texto: Rota da seda é tema de mostra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.