São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Jordão tem nível alto de contaminação

Situação pode impedir que turistas revivam batismo de Cristo até que água seja limpa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Batizar-se no rio Jordão (Israel) é um risco para a saúde e deveria ser proibido até que o nível de contaminação, quatro vezes maior que o permitido, volte ao normal, de acordo com ecologistas.
O Ministério da Saúde israelense ordenou análises para determinar os níveis de bactéria no baixo Jordão. Enquanto os resultados não ficam prontos, serão dadas instruções para avisar turistas sobre a contaminação e proibir o banho, segundo a mídia israelense.
Esse trecho do rio está no local conhecido como Qaser el Yehud, perto da cidade de Jericó, onde, segundo a tradição, são João Batista batizou Jesus. Cerca de cem mil fiéis visitam o local por ano para reviver o batismo de Cristo.
O Ministério do Turismo está tentando encontrar uma solução com o Ministério da Saúde para permitir que os visitantes sigam com suas cerimônias de batismo sem correr riscos. Mas a solução não é simples: o Jordão está altamente contaminado e limpar suas águas não é tarefa fácil
Segundo a ONG israelense Amigos da Terra, a água do Jordão registra nível de bacterias coliformes fecais de 750, quando o limite permitido para banhos em Israel e na União Europeia é de 200.


Texto Anterior: Você sabia que...
Próximo Texto: Bom e barato: Edição da NY Restaurant Week ganha extensão até 6 de setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.