São Paulo, Segunda-feira, 29 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA ZELÂNDIA
Índios que pulavam de árvores com trepadeiras presas nos pés inspiraram o pai do esporte
Queenstown é o berço do bungee jump

do enviado à Nova Zelândia

A terra do bungee jump na Nova Zelândia chama-se Queenstown, cidade situada no extremo sul do país e grande responsável pela comercialização dessa prática radical, antes um ritual restrito a uma ilha do Pacífico.
Em Pentecost, ilha que integra o arquipélago de Vanuatu, durante vários séculos os indígenas saltaram de árvores altas com vinhas (tipo de trepadeira) amarradas às suas pernas, como uma demonstração de força e coragem.
No final da década de 70, esse ritual chegou à Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde membros de uma confraria de alunos começaram a praticar saltos experimentais.

Saltos
Nos anos 80, depois de observar uma gravação de um salto dos indígenas, o neozelandês A. J. Hackett decidiu criar condições para transformar a prática indígena em esporte.
Substituiu as trepadeiras por uma corda de látex e desenvolveu dispositivos para garantir a segurança do bungee.
Hackett estabeleceu seu negócio em Queenstown, inaugurando a primeira ponte construída especialmente para o esporte em 1988. O salto de 43 metros sobre o rio Kawarau continua a ser realizado até hoje e é uma das quatro opções que a cidade oferece para os fãs do esporte.
Outra alternativa local é pular do ponto mais alto para bungee jump existente no país. Trata-se de um bonde que passa sobre o rio Nevis e que oferece uma queda de 134 metros.
Há ainda dois pontos para saltos, um de 71 metros de altura, dentro do Skippers Canyon, e outro, de 47 metros, sobre a região central da cidade.
Para saltar de bungee jump em Queenstown, os preços variam entre NZ$ 100 e NZ$ 160, e as reservas podem ser realizadas com a AJ Hackett.

Na ilha norte
Mas não é necessário ir até o sul da Nova Zelândia para praticar esse esporte. Há lugares na ilha norte que também oferecem bungee jump.
Em Rotorua, por exemplo, a Rotorua Bungy oferece saltos de uma torre de 43 metros de altura por cerca de NZ$ 90.
Em Taupo, cidade localizada a 80 quilômetros de Rotorua, é possível pular de uma plataforma de 47 metros de altura, pagando o mesmo preço que em Rotorua, na Taupo Bungy.
(LEONARDO CRUZ)

Reservas e informações sobre saltos de bungee jump - AJ Hackett: home page: www.ajhackett.com e tel. 00/21/64/3/442-4007; Rotorua Bungy: tel. 00/21/64/7/357-4747; Taupo Bungy: www.taupobungy.co.nz

Texto Anterior: Akaroa tem menor golfinho do mundo
Próximo Texto: Ilha sul é local ideal para o esqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.