São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DA FRANÇA
Súditos de Elizabeth cruzam a Mancha

Divulgação
POMO DE DISCÓRDIA Construída para impressionar os visitantes da exposição Universal de 1889, a torre Eiffel (foto) foi criticada com veemência pelos estetas do século 19. Um desses críticos foi o poeta Paul Verlaine (1844-1896), que alterava seu caminho só para desviar da estrutura projetada por Gustave Eiffel


JEREMY ATIYAH
do "Independent on Sunday"

Se um país pode ser julgado pelo número de visitantes que recebe, então a França é um grande campeão. Ainda mais no ano em que o país se prepara para abrigar a Copa do Mundo.
Além de ser o país que mais recebe visitantes estrangeiros anualmente no mundo, a França também seduz seus vizinhos.
Todo ano, mais de 10 milhões de britânicos cruzam o canal da Mancha, por exemplo. Mas onde esses e outros turistas vão?
Diferentemente da Espanha, onde milhões de turistas terminam concentrados nos mesmos resorts, a França tem potencial para absorver visitantes em toda sua longitude e latitude.
Das terras planas e cheias de minérios da região de Norte-Pas-de-Calais às glamourosas esplanadas da Côte d'Azur, não há região do país sem uma legião de visitantes devotados.
Mas, para aqueles que ainda não decidiram qual seu ponto preferido no país, eis aqui um guia com pequenas dicas, dividido por regiões e baseado nos mais populares destinos entre os britânicos.

ÎLE-DE-FRANCE - As chances de Paris ser a cidade preferida no seu país predileto são gigantescas, certo? Nada contra, mas que tal estudar a idéia de, na próxima viagem, alugar uma pousada na região de Île-de-France.
Além de continuar perto da sua cidade adorada, você tem a vantagem de encontrar um ambiente mais propício para seus filhos.
BRETANHA - Ocupando a segunda posição na nossa lista de regiões francesas favoritas, a Bretanha é o equivalente francês ao que os britânicos chamam de Cornuália. Fica no extremo noroeste da França, é a borda céltica do país.
Com belas praias, colinas rochosas e ilhas próximas da costa, essa é uma ainda selvagem e bela região francesa. Pode não produzir o melhor vinho nacional, mas possui uma culinária soberba.
NORMANDIA - Além da beleza natural de suas cidades à beira-mar, entre elas a fantástica Mont-St.-Michel, a Normandia deve ser visitada por interessados em conhecer as praias relacionadas a um dos mais marcantes episódios da Segunda Guerra Mundial, o Dia D.
AQUITÂNIA - Variedade é a marca dessa grande região no sudoeste do país. Além de abrigar a cidade de Bordeaux e as praias de Arcachon, a região fica aos pés dos Pireneus e tem um "país basco" na divisa com a Espanha.


Tradução de Edson Franco



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.