São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ida ao interior do Parlamento exibe beleza da construção

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Ir a Londres e não ver o Big Ben é o equivalente britânico a "ir a Roma e não ver o papa", mas nem todos os visitantes se aventuram a conhecer o magnífico edifício em estilo neogótico por dentro, assistindo a um debate na Câmara dos Comuns.
O hall do prédio, umas das poucas partes que sobreviveram ao incêndio que destruiu o palácio em 1834, foi descrito por Woolf com base nas sensações que sua grandiosidade provoca: "Homenzinhos e mulherzinhas se deslocam silenciosamente sobre o piso".
Os turistas, talvez menos silenciosamente-aqui e ali se ouvem exclamações diante da estrutura monumental que faz todos parecerem tão pequenos.
Há, em geral, um tempo de espera até que o visitante seja conduzido para a Câmara dos Comuns, cenário conhecido do noticiário, que costuma mostrar os debates mais importantes, sempre apinhados.
Na quinta-feira de abril em que a reportagem da Folha visitou o local, o clima era semelhante ao do Congresso brasileiro em uma sexta-feira: apenas 12 pessoas participavam do debate -ou melhor, presenciavam, desatentas, um discurso.
A saída da Câmara dos Comuns é um dos mais belos recintos do prédio de 1.100 salas construído por sir Charles Barry e Augustus Welby Pugin.
Preste atenção aos detalhes, como os entalhamentos minuciosos em madeira e estátuas. O passeio também é uma chance de observar melhor os detalhes do exterior, vistos de perto pelas janelas. (MDV)


Texto Anterior: Igrejas: Abadia de Westminster e St. Paul's apequenam turista
Próximo Texto: "UK rules ok": Trajeto até Richmond é "imersão verde"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.