São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MASSACHUSETTS/EUA

Cenário de Berkshires coopta artistas

Fãs de música se encontram em festivais como o de Tanglewood, que atrai 350 mil visitantes por ano

DO ENVIADO ESPECIAL A MASSACHUSETTS

Há anos Berkshires é uma região especial, de visual romântico, com pinheiros e bosques, que atrai artistas e escritores e os norte-americanos mais abonados nas férias de verão.
É nessa área que fica Tanglewood, com sua música; a cidade de Dalton, onde Herman Melville (1819-1891) escreveu o clássico "Moby Dick", a história da baleia que engoliu Jonas; e a casa de campo da escritora Edith Wharton, a primeira mulher a receber, nos primeiros anos do século passado, o Prêmio Pulitzer.
Tanglewood é o título de um romance de Nathaniel Hawthorne, e a fazenda que usa esse nome tornou a cidade de Lenox célebre por seus festivais de música. Os concertos da Orquestra Sinfônica de Boston (www.bso.org) e os artistas convidados, como o violoncelista Yo Yo Ma, carreiam milhares de espectadores para seus famosos concertos.
Mas Tanglewood é mais do que apenas um teatro. Uma de suas paredes abre-se para um imenso gramado que recebe até cerca de 2.000 melômanos para as audições, durante o verão. A platéia verde recebe muitas horas antes seu público, para a audição marcada para as 20h30. Nesse intervalo acontece o piquenique com vinho, queijo e sanduíches a US$ 33 por pessoa, quando o turista não traz seu bornal. No horário marcado, a badalada estridente de um sino implanta silêncio no auditório ao ar livre. Começa a noite musical.
O Festival de Tanglewood começou há mais de 70 anos e hoje em dia atrai anualmente mais de 350 mil visitantes. Além dos concertos da sinfônica de Boston, são realizados outros festivais, como o de jazz e as exibições da Orquestra Pops de Boston.
Mas o mais importante de Tanglewood é ter se transformado em um dos mais influentes centros de estudos de música clássica e contemporânea. Nessa academia musical são formadas as novas gerações de maestros, compositores e artistas no uso de seus instrumentos, sob a orientação da direção da sinfônica de Boston ou de professores especialmente convidados.
O Festival de Inverno de Campos do Jordão,criado pelo maestro Eleazar de Carvalho, em parte parece ter sido inspirado pelo trabalho desenvolvido em Tanglewood. (JA)


Texto Anterior: Teatro de 167 anos que já foi igreja abriga performance de homens azuis
Próximo Texto: Massachusetts/EUA: Hortência Marcari é citada em museu no berço do basquete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.