São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MASSACHUSETTS/EUA

Hortência Marcari é citada em museu no berço do basquete

Na cidade onde o jogo foi criado, hall da fama tem foto da brasileira; no fim do tour, turista pode treinar

DO ENVIADO ESPECIAL A MASSACHUSETTS

Springfield, no caminho para Berkshires, lembra algumas cidades brasileiras, onde tudo aconteceu pela primeira vez.
Pois foi em Springfield que o nosso conhecido jogo de bola-ao-cesto ou basquete foi criado.
Há 215 anos, em junho de 1891, na Escola da Associação Cristã de Moços (YMCA Training School, mais tarde o Springfield College), James Naismith, professor de educação física, propôs a alguns jovens brincar de acertar uma bola dentro de um pequeno cesto colocado a uma pequena distância e altura razoável. Estava inventado o jogo da bola-ao-cesto, na cidade de Springfield. Daí a origem, em português, para o nome do nosso basquete: vem de cesto ("basket").
Os fãs do basquete encontram no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em Springfield, um verdadeiro monumento a esse esporte.
Ao redor da redoma que abriga fotos de cerca de 250 dos mais famosos atletas, está também a foto com a merecida homenagem à brasileira Hortência Marcari. E no texto da revista, uma lembrança: "Em um país dominado pelo futebol masculino, Hortência colocou o basquete feminino no mapa".
Como parte de sua visita ao Hall da Fama, você pode testar sua habilidade nesse jogo, treinar um pouco na quadra, visitar a galeria dos famosos jogadores e ver a evolução desse esporte nos últimos cem anos. Além disso, pode comprar as lembranças para não esquecer que passou por lá. (JULIO ABRAMCZYK)


Texto Anterior: Massachusetts/EUA: Cenário de Berkshires coopta artistas
Próximo Texto: Rockwell desenhou a vida norte-americana com humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.