UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANTIQUEIRA EM AÇÃO

Praticantes de rafting e caminhada escolhem distrito mineiro também nos meses quentes do ano

Aventura entra no menu de Monte Verde

CÁSSIO AOQUI
ENVIADO ESPECIAL A MONTE VERDE (MG)

Quando você pensa em Monte Verde, o que vem primeiro à cabeça: frio, fondue e lareira ou sol escaldante, rafting e banhos de cachoeira? Certamente, para a maioria, a primeira resposta é a que consta do gabarito.
A pequena vila encravada nas montanhas da serra da Mantiqueira, no entanto, começa a despertar também a atenção de quem não é favorável às ruas cheias de pessoas, às filas de espera ou ainda aos preços nada convidativos, típicos inconvenientes de Monte Verde no inverno.
Atrações não faltam para quem quer desbravar a região nos meses quentes, pois o distrito é um prato cheio para amantes de esportes de aventura, como caminhadas, travessias, escaladas, rafting e rapel.
O "batizado" dos aventureiros começa, literalmente, pelo "caminho das pedras": são as trilhas para a pedra Redonda, para a pedra Partida e para o Chapéu do Bispo.
Com altitudes que chegam a 2.050 m, caso da pedra Partida, essas trilhas oferecem uma bela vista panorâmica da serra da Mantiqueira, além de um ambiente cercado por matas de araucárias repletas de orquídeas e esquilos.
Para começar a aventura já com o vento gelado batendo no rosto, uma opção é alugar uma moto no centro do distrito para percorrer o trajeto até o início das trilhas. Se a emoção da caminhada não for suficiente, é possível praticar escalada e descidas de rapel, por exemplo, na pedra Redonda.
A trilha para o pico do Selado, o mais alto de Monte Verde, com cerca de 2.080 m de altitude, satisfaz quem busca um desafio ainda maior. São três horas de subida, com trechos bem íngremes, até atingir o topo da montanha, com um visual de tirar o pouco do fôlego que ainda resta a essas alturas.
De lá, avistam-se belas paisagens para onde quer que se olhe: ao sul, a represa de Joanópolis; ao leste, o Vale do Paraíba e a serra do Mar; ao norte, a pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí; ao leste, o vilarejo de Monte Verde e os mares de morros da Mantiqueira.
Para ir ainda mais longe, vale a pena caminhar até a vizinha São Francisco Xavier (SP). São 12 km vencidos em pouco mais de seis horas, com opção de fazer o trajeto de mountain bike ou a cavalo. A trilha termina perto das pedras de Monte Verde, de onde se pode apreciar vistas deslumbrantes.
Mas o vilarejo não é privilégio de "atletas". A trilha do Pinheiro Velho, que sai do centro do distrito, pode ser feita em cerca de meia hora e atravessa um caminho de araucárias centenárias, até chegar à pista do aeroporto.
De lá, vê-se o imponente conjunto de pedras (Redonda, Partida, Chapéu do Bispo e Selado) e pode-se ainda fazer um sobrevôo panorâmico (R$ 60, 15 minutos) por toda a região -uma boa alternativa para quem quer chegar perto delas sem ter de se esforçar.

Um rio de água fria
Já para se molhar, mas não de suor, Monte Verde tem uma atração ainda bem pouco explorada: o rafting no rio Jaguari. O desconhecimento dos praticantes de esporte não faz jus à aventura do passeio: há corredeiras de níveis quatro e cinco (o máximo recomendado para turistas).
As quedas chegam a ter mais de cinco metros e há trechos de fortes corredeiras, onde é possível "surfar" (manter o bote parado sobre uma corredeira com forte agitação). Nos momentos de remanso, quando a correnteza perde força, dá para apreciar fazendas da região, pequenos povoados e belos cenários pastoris.
Ao final, todos os que estão no bote correm para a parte traseira da embarcação e forçam sua virada para um refrescante -para não dizer congelativo- mergulho nas águas do Jaguari.

ONDE ENCONTRAR - Portal de Monte Verde (guias e mapas das trilhas): 0/xx/ 35/3438-1549; Radix Aventura (rafting no rio Jaguari): 0/xx/35/3438-2663; Sobrevôo panorâmico: 0/xx/35/3438-1784.


Cássio Aoqui viajou a convite do hotel Saint Michel.

Texto Anterior: Roterdã se espicha em direção ao mar
Próximo Texto: Pacotes para monte verde
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.