UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila tem clima de romance desde fundação

DO ENVIADO ESPECIAL

Hoje invadida por casais em busca de um ambiente romântico na serra, Monte Verde surgiu em clima de lua-de-mel. E, mesmo "rival" da vizinha Campos do Jordão, a pequena vila na serra da Mantiqueira deve a sua existência, em parte, àquele município.
Tudo isso porque o casal Verner e Emília Grinberg, considerados os fundadores de Monte Verde, tiveram a idéia de habitar a região após passar a lua-de-mel em Campos do Jordão.
Originários da Letônia, em busca de um local parecido com seu país natal, os Grinberg se encantaram com o clima e com as paisagens da Mantiqueira ao conhecer Campos e acabaram por comprar, em 1938, uma fazenda em Campos do Jaguari, hoje Monte Verde. O sobrenome do casal, aliás, traduz essa íntima relação com o distrito: "grin" significa "verde" e "berg", "monte".
A fazenda foi crescendo com a chegada de amigos, a maioria de origem européia, e muitos batistas, mesma religião dos Grinberg. Em 1950, Verner vendeu os dois primeiros lotes do terreno e, em 1955, registrou o primeiro loteamento do parte da fazenda. Vinte e dois anos mais tarde, o vilarejo virou distrito de Camanducaia.

Texto Anterior: Distrito quer se separar de Camanducaia
Próximo Texto: Mercado: Turismo abaixo do Equador cresce com crise
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.