São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

TV A LENHA
O primeiro amor

MARCELO MANSFIELD
especial para a Folha

Eu tenho um grande amigo que é um grande ator e se chama Ruy Minharro. Quem acorda cedo conhece. Costumamos brincar que ele é o primeiro ator que o Brasil vê logo que acorda -ele atua no "Telecurso"!
A partir dessa piada pessoal, começamos a viajar no quem foi o "primeiro" na nossa TV.
Muitos dizem que Carlos Alberto Ricceli foi o primeiro índio da TV brasileira, em "Aritana", da extinta Tupi. Mas o próprio "índio da Tupi", com sua cara de desenho animado, foi o primeiro e indiscutível índio na nossa televisão.
Gêmeas, já houve muitas. Eva Wilma e Glória Pires nas duas versões de "Mulheres de Areia", Tony Ramos como Quinzinho e João Vítor em "Baila Comigo" etc.
Mas isso tudo depois do videoteipe. Duro foi imaginar como Ana Rosa pôde cumprimentar Ana Rosa em "Alma Cigana", de 1964. Ela foi a primeira.
Falando em primeiros, foi da Tupi a primeira novela diária no horário das oito.
Ruthnéia de Moraes falou o primeiro palavrão no teatro, e Berta Zemel xingava o mesmo Tony Ramos em "Vitória Bonneli", com o primeiro da TV.
Maria Padilha foi o primeiro topless e Lala Deheinzelin e Cristina Prochaska formaram o primeiro casal gay em "Vale Tudo".
Primeiro beijo? Foi entre Vida Alves e Walter Forster em "Minha Vida te Pertence", poucos anos depois de Yara Lins ter dito as primeiras palavras na TV brasileira: "Está entrando no ar a PRF 3 TV Tupi Difusora". Logo em seguida, Lolita Rodrigues cantava o "Hino da TV Brasileira", que só ela sabe a letra. E ela só cantou porque Hebe Camargo ficou "dodói" bem naquele dia.
A primeira novela diária, como a conhecemos hoje, chamava-se "25499 Ocupado", estrelada por Glória Menezes e Tarcísio Meira.
Mas, se você pensa que de pioneiro é só isso, espera pela segunda parte. Nesse mesmo espaço, na mesma página, na semana que vem...



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.