São Paulo, Domingo, 03 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS

Cultura estréia programas que resgatam história do país

ALINE SORDILI
da Reportagem Local

A TV Cultura estréia hoje sua programação em comemoração aos 500 anos do Descobrimento, que vai até abril de 2000. Hoje, às 20h, a emissora coloca no ar o documentário inédito "Confidência do Rio das Mortes", realizado pela Grifa Cinematográfica.
Dirigido por Paschoal Samora e com trilha de Naná Vasconcelos, o filme, de 52 minutos, resgata a história da região do rio das Mortes, no sul de Minas Gerais, na época da escravidão e do ouro.
"Fomos atrás de monumentos e documentos, mas encontramos pessoas que poderiam transmitir o passado. Mostramos, por meio de depoimentos dos moradores, por que o rio recebeu esse nome e como era a vida na região -pela visão dos fazendeiros e dos escravos", diz Samora.
Em seguida, às 21h, estréia "Caminhos e Parcerias", com reportagens e direção de Neide Duarte, na Cultura há mais de um ano.
"Vamos apresentar projetos que façam parcerias com ONGs e com a comunidade para tentar melhorar um problema", afirma Neide, que assina o roteiro dos programas, idealizados por Marco Antônio Coelho Filho, diretor de jornalismo da emissora.
Ela sabe que, aparentemente, a idéia não é nova: "Vamos produzir reportagens sem "oba-oba". Mostraremos a realidade. Esse projeto é quase uma "desculpa" para mostrar a história do país", diz Neide, que viajou por um ano para produzir o primeiro "lote".
O primeiro episódio retratará Mirandiba, cidade no sertão de Pernambuco, onde 80% da população ganha menos de R$ 2 por dia. "Caminhos e Parcerias" terá um site dentro da home page da Cultura (www.cultura.com.br).
"Atlântico - O Que Nos Une; O Que Nos Separa" será um especial de 14 episódios produzidos em parceria com a RTP, emissora portuguesa, afirma Rogério Brandão, diretor de programação.

Discovery
Começa a ser filmada no dia 8 de outubro a "Expedição Langsdorff 99", uma co-produção da Grifa e do Discovery Channel. O roteiro será o mesmo da expedição realizada há 170 anos entre os rios Tietê e Amazonas, também para mostrar a história do Brasil.
A expedição vai revisitar os lugares registrados em diários e pintados na expedição do barão Langsdorff, como nas obras do pintor Hercules Florence. Adriana Florence, tataraneta do pintor, participará da nova expedição.


Texto Anterior: TV paga: Fox lança outra família 'animada'
Próximo Texto: A gafe da semana: Legendas do "Faustão" geram erros primários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.