São Paulo, Domingo, 04 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de série protestam contra a Record

da Reportagem Local

A notícia dada pela Folha, no dia 24 de março, de que "Arquivo X" não deveria mais ser exibido pela Rede Record a partir de maio fez com que fãs de todo o Brasil protestassem por meio de mensagens via fax, telefone e e-mail.
O seriado é sobre um casal de agentes do FBI que investiga uma conspiração no do governo dos EUA.
A Record anunciou que deve deixar de exibir "Arquivo X" porque a meta dos programas é uma audiência mínima de seis pontos no Ibope. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Com as queixas dos fãs chegando à emissora, o discurso mudou um pouco: agora a série pode apenas mudar mais uma vez de horário e ir para as noites de domingo.
No início de 1998, a série era exibida às 22h30 e tinha média de audiência de quatro pontos. Quando passou para depois das 23h, alcançava três. Agora, nas noites de segunda, marca dois pontos.
A Record informara antes que lançaria o sexto e penúltimo ano da série em julho. Os direitos de exibição continuarão com a emissora até o ano 2001.
No mesmo dia em que souberam que "Arquivo X" seria tirado do ar, os fãs criaram o informativo "Combata o Futuro" (alusão ao título do longa exibido no cinema) distribuído por e-mail, e a home page (www.arquivo-x.com/combataofuturo) com a campanha para salvar da série.
A principal temor dos fãs é o de que, sem a concorrência da Record, o canal Fox, que exibe "Arquivo X" na TV paga, não se sinta mais obrigado a exibir episódios inéditos e torne as reprises mais comuns.
"Isso aconteceu com o canal USA no caso de "Jornada nas Estrelas". Eles exibiam episódios inéditos, mas começaram a reprisar sem parar quando a Record tirou a série do ar", afirma Aldo Novak, presidente do Arquivo X Brasil Excer Clube.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Nada se cria: Escritora afirma que Globo copiou história de seu livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.