São Paulo, Domingo, 04 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chandler, Monica, Ross, Rachel, Joey e Phoebe protagonizam a série cômica de maior sucesso na TV dos EUA e na TV paga do Brasil; saiba mais sobre eles e escolha o seu "amigo" favorito
Plantão CoMédico

Divulgação
Protagonistas do seriado Friends falam com exclusividade ao TV Folha sobre o processo de criação da série


ALEXANDRE MARON
enviado especial a Los Angeles

Eles são seis jovens nova-iorquinos, bonitos e engraçados que não sabem exatamente o que fazer de suas vidas e carreiras. Embora as coisas não dêem sempre certo, protagonizam o seriado mais comentado dos EUA e do canal pago Sony, no Brasil, "Friends".
A sitcom (comédia de costumes) está em seu quinto ano e é exibida todas as terças, às 20h. As histórias mostram o cotidiano de seis amigos em busca de melhores empregos, relacionamentos amorosos e de alguma outra coisa que nem eles mesmos sabem muito bem o que é.
A atual temporada fala do namoro que devia ser secreto de Chandler (Matthew Perry) e Monica (Courteney Cox).
Cox adorou a idéia. "O relacionamento com Chandler é muito excitante, trouxe a tona o lado sexual de Monica e tornou todo o nosso trabalho mais divertido", diz.
Paralelamente, a série mostra o fracasso do segundo casamento de Ross (David Schwimmer). Ele era apaixonado por Rachel (Jennifer Aniston) desde os tempos de escola e chegou a namorá-la.
No dia de seu segundo casamento, quando Ross já achava que tinha se acostumado ao fato de que perdera Rachel, ela se declarou apaixonada por ele.
Ross perdeu o autocontrole e, na hora de dizer o "sim" ao padre, trocou o nome de sua noiva pelo de Rachel. O casamento acabou antes de começar e Ross entrou em crise existencial, chegando a deixar o emprego.
"Essa crise de meia-idade um pouco precoce do personagem é muito divertida", afirma Schwimmer.
O elenco se completa com Joey (Matt Le Blanc), um ator ruim que busca um bom emprego, sempre sem sucesso, e a neo-hippie Phoebe (Lisa Kudrow).
Ela é uma versão melhorada da Magda do "Sai de Baixo", da Globo, e também luta para conseguir pagar as contas. A caracterização de Phoebe acabou gerando bons papéis no cinema, e Kudrow se tornou o membro de maior sucesso do elenco (leia texto abaixo).
Todos os seis se tornaram celebridades. David Schwimmer diz que foi quem teve mais dificuldades para aceitar o fato. "Levei tempo, mas estou finalmente conseguindo lidar com a idéia de ser uma celebridade", diz.
Jennifer Aniston, seu par, sente-se mais à vontade. "É diferente para cada um, e a atitude conta muito. As pessoas te reconhecem, mas geralmente são muito gentis", conta.
Agora que o caso entre Rachel e Ross parece ter sido abandonado pelos roteiristas da série, Rachel terá no próximo episódio um novo envolvimento amoroso. Ela sairá com o homem que está entrevistando para um emprego na loja em que trabalha.
"Friends" é a mais popular entre as 25 séries que a Sony apresenta em seu horário nobre. É o programa que mais recebe e-mails (seguida pela atração adolescente "Dawson's Creek").
Na seção em que a home page oficial do canal Sony (www.sonytv.com.br) exibe biografias de astros, entre os cinco mais pedidos estão quatro "amigos".
Jennifer Aniston está em primeiro lugar, seguida por Courteney Cox e Lisa Kudrow. Em quarto lugar está Matt Le Blanc, e só então surge Keri Russell, a estrela de "Felicity".
"Cerca de 40% dos e-mails que recebemos falam sobre "Friends". O resto aborda os outros seriados do canal", explica Maria Ines Moane, diretora de operações da Sony.
Nos EUA, a série é exibida pela rede NBC nas noites de quinta, antes de "Frasier" (mostrado no Brasil pelo USA) e "Plantão Médico" (Sony).
Tornou-se a segunda maior audiência da temporada, com cerca de 20 milhões de telespectadores, atrás apenas do drama médico, visto semanalmente por 28 milhões de norte-americanos.
Mas, enquanto "Plantão" tem maior audiência, a crítica especializada dos EUA aponta esta como a melhor temporada da série e afirma que, dessa vez, "Friends" é forte candidata ao Emmy, o Oscar da TV, de melhor série de comédia.
O sucesso de "Friends" se deve principalmente ao trabalho dos produtores e roteiristas Martha Kauffman, David Crane e Kevin Bright (leia texto ao lado).
O trio é também responsável por "Veronica's Closet" e "Jesse", ambos exibidos no Brasil pelo canal Warner, e que estão entre os 20 mais assistidos nos EUA.


Texto Anterior: Programa livre: Groisman reforça reportagem
Próximo Texto: Phoebe é a garota da hora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.