São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALANCHE
Globo, Record e SBT investem em seis novas produções; minissérie "A Invenção do Brasil" estréia em abril
Redes preparam cinco novelas e uma série

Mega/Vale Paraibano
Camila Pitanga em cena de 'A Invenção do Brasil', minissérie que a Globo deve exibir em abril


DA REPORTAGEM LOCAL

PELO menos cinco novelas devem estrear nas emissoras brasileiras nos próximos meses. São as novas produções que Globo, Record e SBT pretendem levar ao ar ainda neste semestre.

A Globo já começa a preparar as novelas que irão substituir "Esplendor", "Vila Madalena" e "Terra Nostra". Além disso, a emissora carioca também pretende exibir, como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a minissérie "A Invenção do Brasil".
Escrita por Guel Arraes e Jorge Furtado, ela vai contar, de forma bem-humorada, a história do Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias de hoje. Os autores planejam ainda escrever um livro sobre a história do Brasil, usando o enredo da minissérie como ponto de partida.
"A Invenção do Brasil" começou a ser filmada em janeiro e conta com a participação de Selton Mello, Camila Pitanga e Débora Secco. Marco Nanini vai fazer o papel do narrador da trama, que vai contar alguns aspectos reais da história do país. A produção deve ir ao ar em abril.
Entre as novelas globais, a primeira a estrear deve ser "Uga Uga", que vai entrar no lugar de "Vila Madalena", no horário das 19h. As gravações da novela, escrita por Carlos Lombardi e dirigida por Wolf Maia, devem começar dentro de dez dias.
Em junho deve ir ao ar "O Machão", que vai substituir "Esplendor". Trata-se de uma adaptação da novela "A Indomável", de Ivani Ribeiro, exibida em 1965. Em 1974, "A Indomável" já havia recebido uma nova versão, também com o nome de "O Machão". A trama de Ivani Ribeiro, por sua vez, foi inspirada na peça "A Megera Domada", de William Shakespeare.
"O Machão" marca a volta de Walter Avancini à direção das novelas da Globo, depois de ficar nove anos afastado da emissora. O papel principal deve ficar com Eduardo Moscovis.
Para substituir a campeã de audiência "Terra Nostra" foi escalada "Laços de Família", escrita por Manoel Carlos. A novela deve começar a ser gravada em abril e estrear em junho.
Vera Fischer irá fazer o papel de uma mulher que se apaixona por um homem mais velho. Mais tarde, porém, ele acaba se envolvendo com a filha da personagem de Vera, interpretada por Carolina Dieckman.

Xará
"Laços de Família" também é o título da novela que a Record pretende levar ao ar no início de maio. Como se tratam de nomes provisórios, é possível que alguma das emissoras opte por trocá-lo. Por enquanto, nenhuma das duas mostrou disposição para isso.
A novela da Record foi escrita por Solange Castro Neves. Com locações no Nordeste e em São Paulo, a produção vai mostrar o problema da seca naquela região. O ponto de partida é a morte de um homem rico, que deixa sua herança para duas filhas que, até então, ninguém conhecia. Criadas por mães diferentes, em ambientes diferentes, elas se reencontram e acabam se apaixonando pelo mesmo homem, o que vai acabar criando conflitos entre ambas.

Mexicanas
No SBT, a novidade é o acordo que a emissora paulista fechou com a Televisa. O SBT irá comprar os roteiros do grupo mexicano e produzir as novelas por conta própria, com elenco brasileiro.
A idéia do SBT é, no futuro, ter cinco horários reservados para novelas em sua programação. A emissora já exibiu por aqui novelas da Televisa, como "Marimar", "Maria do Bairro" e "Maria Mercedes". Ainda não foi definido a partir de quando as novas produções serão exibidas, mas as gravações devem começar em abril.
O acordo com a Televisa faz parte do investimento de US$ 200 milhões que o SBT pretende fazer nos próximos cinco anos.
(NEY HAYASHI DA CRUZ)


Texto Anterior: Morte em "ER" atrai 39 mi de espectadores
Próximo Texto: Perfil / Rogério Gallo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.