São Paulo, domingo, 5 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Tropicaliente' fez o turismo crescer 46%

da Agência Folha, em Fortaleza

A exibição da novela "Tropicaliente", entre 94 e 95, impulsionou a indústria do turismo cearense. A produção mostrava praias cearenses como pano de fundo do cotidiano de uma vila de pescadores.
Em 93, antes do início da novela, 665 mil turistas visitaram o Ceará. O número cresceu para 970 mil em 97, um aumento de 46%.
Em outubro do ano passado, uma pesquisa da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem) revelou que o Ceará foi o principal destino turístico brasileiro nos 24 meses anteriores ao levantamento.
A secretária de Turismo do Ceará, Anya Ribeiro, diz que a "divulgação alternativa" faz parte de uma estratégia de desenvolvimento da indústria turística do Ceará.
No ano passado, o cearense Renato Aragão captou R$ 400 mil de incentivos fiscais do governo do Ceará para seu filme "Noviço Rebelde", filmado no Estado. Em troca, comprometeu-se a exibir um comercial exaltando o turismo local antes de cada sessão nos cinemas.
Outro estudo da Abav mostra que novelas como "Pantanal" e "Tieta" incentivaram o turismo no Mato Grosso do Sul e na Bahia, respectivamente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.