São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRA NOSTRA
Jayme Monjardim traz dos EUA um especialista em maquiagem para simular o envelhecimento de alguns personagens, já que a novela não terá mais três fases
Atores envelhecem com maquiador e computador

da sucursal do Rio

O AUTOR Benedito Ruy Barbosa decidiu não fazer mais a novela "Terra Nostra", da Globo, em três fases com personagens distintos. Em vez disso, irá seguir com as aventuras de Juliana e Matheu até a velhice. Com as mudanças, o maquiador David Dupuis, 38, se tornou uma figura mais importante do que o inicialmente planejado.
Dupuis foi uma escolha pessoal do diretor Jayme Monjardim, que o contratou para envelhecer Regina Duarte na minissérie "Chiquinha Gonzaga". A idéia inicial era usar as habilidades do maquiador para fazer algumas cenas em que os personagens apareceriam envelhecidos ao final de cada fase.
Monjardim se confessou surpreendido pela decisão de Benedito, mas disse que sua equipe estava preparada para o desafio de maquiar e envelhecer um elenco inteiro. Isso significa horas de maquiagem todos os dias, para todos os atores. "Estamos preparados. Não contratei o David por acaso."
Agora, o desafio de Dupuis é maquiar um elenco maior durante vários capítulos. "Para a maior parte do elenco, vou usar apenas maquiagem convencional, brincar com sombras e embranquecer cabelos. A juventude estará nítida nos olhos dos atores, mas, com alguma caracterização e um trabalho de expressão corporal adequado, tudo dará certo."
Somente Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda usarão maquiagens mais pesadas, com máscaras e próteses.
Para Dupuis, o mais difícil de ser envelhecido é Thiago Lacerda. "Desafiante mesmo é trabalhar a face de Thiago. Ele tem as maçãs do rosto proeminentes e os traços muito firmes."
Lacerda chegou a levar o pai para uma visita ao maquiador. "Fiz um molde de borracha do rosto do pai dele. Vai ser útil para que eu faça projeções."
Diversos atores já fizeram os testes de maquiagem, e, até aqui, o resultado foi elogiado pela equipe de produção. Na última terça, sentaram na cadeira de Dupuis os atores Marcelo Anthony e Lu Barbosa.
Dupuis já trabalhou em Los Angeles em diversas produções para a TV e cinema, com Sylvester Stallone, e em seriados como "L.A. Doctors" (exibido até meados deste ano no canal Sony).
Até "Chiquinha Gonzaga" ele nunca havia feito uma maquiagem para produções em videoteipe, como as novelas e minisséries da Globo, e acha que esse é o componente mais difícil desse trabalho.
"Quando você faz maquiagem para vídeo, tem mais dificuldade com as cores. A iluminação é diferente. Aprendi muito em meu trabalho com "Chiquinha Gonzaga". Descobri que se erra pelo menos umas quatro vezes até chegar ao tom certo."
Em maquiagens complexas como as que serão feitas em Ana Paula e Lacerda, é importante que os diretores de fotografia estejam entrosados com os maquiadores.
"Nós temos mesmo que conversar. Porque a única forma de trabalhar bem a coloração e ter um resultado realista é com um bom trabalho de luz", conclui.


Texto Anterior: Veja esta canção: Musa do Garbage ganha clone e explode em clipe
Próximo Texto: Perfil: Ex-modelo troca a Itália por 'Terra Nostra'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.