São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FALA, GAROTO!
Apresentador diz que seu novo programa na Globo terá recursos de interatividade como nunca se viu na TV
Groisman toca projetos na Globo, Futura e Globo News

Cléo Velleda/Folha Imagem
Serginho Groisman, que ainda não tem datas para estrear na Globo News nas tardes da Globo


ALEXANDRE MARON
DA SUCURSAL DO RIO

INTERNET, educação, jornalismo e pitadas de conhecimentos históricos são os ingredientes que Serginho Groisman pretende usar nos próximos meses em seus projetos na Rede Globo e nos canais Globo News e Futura.
Desde que deixou o "Programa Livre", depois de sete anos no SBT, muito se falou que o apresentador iria para a "geladeira" da Globo, mas Groisman se manteve trabalhando em diversas frentes.
"Deixei o SBT porque tinha um projeto. Eu adorava as pessoas de lá e estava muito bem, mas senti que poderia desenvolver um novo trabalho. Uma transferência para a Globo traz uma série de expectativas. Não saí por nenhum tipo de deslumbramento, nunca sonhei em ir para a Globo como se isso fosse ser o ápice da minha carreira. Aceitei a proposta porque oferecia novas possibilidades para mim", diz. "Tenho um projeto de trabalhar com educação, outro de um "talk show" para a Globo News e, por último, uma atração nos moldes do "Programa Livre", na Globo."
No "Ação" (exibido aos sábados, às 8h10), por exemplo, Groisman fala de projetos educacionais criados pela comunidade em escolas públicas de todo o Brasil. "Falamos dessas idéias, mas não dizemos que as pessoas têm de fazer tudo. O governo tem a responsabilidade de olhar essas idéias e adotá-las, não pode fugir à sua responsabilidade. A escola pública é fundamental e tem de ser provida pelo Estado", analisa.
Engajado nos projetos do Futura, Groisman estará agora em vinhetas que trazem mensagens de utilidade pública produzidas pelo canal Futura, que chamou o projeto de "Alô, Brasil! Aqui Tem Educação!".
As vinhetas serão veiculadas por meio das 7 milhões de antenas parabólicas do Brasil, durante os intervalos comerciais da Globo.
Segundo a gerente de programação do Futura, Lúcia Araújo, Groisman está sempre aberto a novos projetos do canal. "Conversamos constantemente sobre novos formatos e programas, porque ele gosta desse trabalho educacional", diz.
De certa forma, o outro projeto do apresentador também terá um foco educacional. O "talk show" que Groisman pretende estrear em breve na Globo News trará uma novidade.
"Cada convidado terá momentos importantes de sua vida cruzados com fatos da história. Nós podemos pegar uma pessoa que casou em 1985, mostrar um acontecimento importante desse ano e perguntar para ela qual a sua visão desse evento", explica.
O programa já devia ter estreado, mas a direção do canal resolveu alterar a periodicidade de semanal para diária. Segundo o apresentador, a equipe de produção teve de ser redimensionada, porque a atração exige um complexo trabalho de pesquisa.
A complexidade do programa é mais uma faceta da forma como Groisman enxerga sua ida para a Globo, a possibilidade de usar a tecnologia à disposição da emissora em seu favor.
"O jornalismo está sempre empurrando a tecnologia da TV para a frente. Você vê o Globocop, que é um estúdio dentro de um helicóptero, as câmeras minúsculas, as transmissões de futebol. Tudo isso foi impulsionado pelo jornalismo, pela necessidade de ir além, de mostrar mais. Quero usar essa possibilidades em meu trabalho. Por isso o "talk show" e o programa serão mais complexos."
Mas, afinal, o que haverá de novo no programa na Globo? Groisman diz que não há como fugir da fórmula básica que criou no "Programa Livre", uma forma bem-sucedida de comunicação.
O que o apresentador ainda não sabe é se esse programa será semanal ou diário. Com as gravações do "Mais Você" e do programa de Jô Soares, não haverá estúdio disponível para a realização de um programa diário.
Mas o programa já está formatado e irá agregar -por meio dos recursos tecnológicos da emissora- flashes jornalísticos e reportagens especiais às entrevistas feitas pelos adolescentes com a mediação do apresentador.
"Uma das novidades que estamos desenvolvendo é o nosso site. Os detalhes ainda não podem ser revelados, mas posso adiantar que o programa começará uma hora antes na Internet, e quem assistir e se mantiver conectado ao site terá uma experiência de interatividade como nunca antes em uma atração de TV", promete.


Texto Anterior: Programa da Net Rio faz sátira ao "Manhattan Connection"
Próximo Texto: Laerte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.