São Paulo, Domingo, 07 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIOS
Canal, que estréia hoje série sobre guerras, procura no país produtoras de documentários
Discovery quer produzir no Brasil

da Reportagem Local

O canal Discovery Channel está selecionando roteiros de documentários de produtoras brasileiras.
A intenção é patrocinar documentários sem que o canal tenha que instalar uma sede de produção no país -a divisão do Discovery para a América Latina fica em Miami (EUA).
Hoje e amanhã, o canal pago realiza um workshop para diretores de cinema e TV cujos projetos foram pré-selecionados. Produtoras brasileiras e de outros países da América Latina foram convidadas.
Uma delas foi a produtora paulistana Grifa, que realizou, em 98, os documentários "Três Chapadas e Um Balão" (Cultura) e a série "Mapas Urbanos" (canal pago GNT).
O projeto que a Grifa vai apresentar é baseado no livro "Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas", de Visconde de Taunay, o autor de "Inocência".
O documentário leva o nome de "Expedição Langsdorff", pois é baseado nas viagens do cônsul russo no Brasil, no século passado, George Henrique Langsdorff.
O cônsul trabalhava para o governo do czar russo Alexandre 1º. Sua missão foi viajar pelo interior do Brasil e descobrir suas potencialidades.
"A missão foi um desastre, pois várias pessoas morreram. Langsdorff enlouqueceu e foi deportado para a Sibéria (Rússia)", diz Maurício Dias, sócio-diretor da Grifa.
As expedições ocorreram entre 1821 e 1829. A Grifa vai se ater apenas aos trechos fluviais. A produção partirá de Porto Feliz (SP) e seguirá até a Amazônia.
Segundo Dias, o documentário será registrado provavelmente em película 16 mm e terá custo de R$ 250 mil. As viagens da equipe serão feitas em três botes infláveis.
"Queremos mostrar as diferenças entre o que Langsdorff viu e o que existe hoje. Há lugares, como São Paulo, que foram muito modificados e há os que mantêm as mesmas características do século passado", analisa Dias.

Guerra
O Discovery exibe de hoje até quarta, sempre às 21h, a série "Guerra e Civilização". A produção se baseia no livro "Uma História da Guerra", do historiador John Keegan.
A produção consumiu dois anos filmando em três continentes na busca de reproduzir com fidelidade as batalhas.
"A guerra foi vendida como algo excitante por muitos anos. Tentamos não glorificá-la, e sim mostrar as suas consequências", explica o produtor Bruce Eadie.


Texto Anterior: Humosrístico: Record produzirá sitcom semanal
Próximo Texto: Novela: Gays aplaudem efeminados 'do bem'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.