UOL


São Paulo, domingo, 09 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Globo diz que não reprisa por "dificuldades técnicas"

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo quando têm boas audiências, as minisséries dificilmente são reprisadas pela TV Globo. As picantes "Presença de Anita", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Engraçadinha" estão entre as poucas exceções.
Vendidas para muitos países, como Macedônia, Rússia, Tunísia e Polônia, minisséries como "O Primo Basílio" e "Tenda dos Milagres" também não são reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo", à tarde, por dificuldades técnicas, segundo o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger.
"Não tenho idéia do tipo de adaptação que teria que ser feita para agradar ao público da tarde", diz Erlanger.
Ele define as minisséries adaptadas da literatura como o "biscoito fino" da programação. "Somos a única emissora que investe em textos nacionais. É um compromisso nosso", diz.
Mas afirma que a veiculação dessas produções depende, principalmente, de disponibilidade na grade da emissora. Por isso, o mês de janeiro, que não tem futebol, é uma boa época para elas.
"As minisséries, mais sofisticadas, proporcionalmente são mais caras que as novelas. Foi uma fortuna reproduzir o Marrocos em "O Clone", mas o custo se diluiu em oito meses. Já a reprodução da estância gaúcha, para 54 dias de exibição de "A Casa...", é mais cara."
Embora sejam endereçadas a um público mais exigente, Erlanger lembra que nem sempre as minisséries alcançam o sucesso esperado. "Os Maias", por exemplo, adaptada por Maria Adelaide Amaral do original de Eça de Queiroz, e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, sofreu rejeição por ser considerada escura e lenta.
"Aquarela do Brasil" não emplacou nem tendo Edson Celulari, Thiago Lacerda e Maria Fernanda Cândido no elenco. "As pesquisas mostraram que boa parte do público não entendia a Segunda Guerra e a questão dos nazistas no Brasil", diz Erlanger. "Toda dramaturgia é, quase que invariavelmente, uma história de amor. "A Casa...", por exemplo, é um romance que tem uma guerra como pano de fundo."(FD)



Texto Anterior: Metamorfoses
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.