São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O RETORNO
Depois de sumir na trama, em meio à explosão do shopping, o casal gay deve retornar à novela
Lésbicas devem voltar à 'Torre'

RUI DANTAS
da Reportagem Local

O casal de lésbicas Rafaela e Leila, vividas por Christiane Torloni e Silvia Pfeifer, deve retornar à novela "Torre de Babel".
As duas, que foram afastadas da trama após protestos de segmentos da sociedade contrários à sua relação amorosa, não morreram na trama.
Ao contrário, os autores, na época da explosão do shopping, não incluíram os nomes das duas na lista dos mortos. O recurso foi proposital para permitir a volta das duas à novela.
Questionado sobre o retorno de Rafaela Katz e Leila Sampaio à trama, Alcides Nogueira, um dos autores da novela, no entanto, despistou, deixando no ar a possibilidade da volta.
"Esta novela é feita de constantes viradas. Por que não uma virada dessas, com a volta das duas?", pergunta Nogueira, sem revelar se os escritores vão ou não decidir pelo retorno.
Nogueira afirma que vem recebendo uma quantidade enorme de cartas e mensagens eletrônicas pedindo o retorno de Leila e Rafaela.
"Toda novela que aborda questão polêmicas, como "Torre de Babel' ou "A Próxima Vítima', que foram escritas por nós, vive um problema. Não há tempo para que as pessoas absorvam essas questões levantadas -a pressão de alguns órgãos reacionários, inclusive da imprensa, é imediato", avalia.
O redirecionamento de alguns personagens, então, foi a saída encontrada pelos autores. Toni Ramos, por exemplo, deixou de ser vilão e voltou a fazer papel de bonzinho. Como resultado, a novela caiu no gosto da audiência e seu ibope subiu.
Se, no início da trama, "Torre de Babel" chegou a atingir apenas 35 pontos de média no Ibope, hoje, a novela consegue picos de até 52 pontos. Na última segunda-feira, conseguiu 48 pontos de média. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.

Outros personagens
Além da influência de segmentos da audiência, "Torre de Babel" viveu um outro problema: a falta de sorte. Danton Mello, o ator que vive o personagem Adriano, teve de ser afastado das gravações após sofrer um acidente de helicóptero no norte de Roraima.
Para resolver a questão, os autores reescreveram parte da trama, dando um misterioso sumiço a seu personagem.
Nogueira revela que outro personagem entrará na trama para fazer par romântico com Shirley (Karina Barum). O personagem, ainda sem nome e ator definido, será um garçom.
"Ele terá uma origem mais parecida com a dela. Será um filho de garçom que teve que abandonar os estudos por causa de sua condição social."
O ator Danton Mello deverá voltar as gravações, segundo o autor, dentro de duas semanas. Com a entrada do outro personagem, Shirley viverá um triângulo amoroso com os dois rivais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.