UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOOM

Até a bombardeada TV estatal iraquiana pode ser captada

Guerra aumentou procura por canais árabes no Brasil

MARCELO BORTOLOTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ataque ao Iraque fez aumentar a popularidade dos canais árabes captados no Brasil. Atualmente, podem ser sintonizadas no país cerca de 20 emissoras em língua árabe, entre elas a Al Jazeera, do Qatar, o canal Libanês AlManar, do grupo Hizbollah, e até a TV estatal iraquiana.

A recepção pode ser via antena parabólica, com um decodificador específico, ou através de operadoras de TV paga.
A Multipole, representante do grupo Zimwell no Brasil, oferece em todo país um pacote com nove canais em árabe, entre eles a ART, da Arábia Saudita, a LBC, do Líbano, a MBC, dos Emirados Árabes, e a própria Al Jazeera. De acordo com Maurício Goldberg, presidente da empresa, cerca de 1.600 pessoas assinam esse pacote, a maior parte em São Paulo.
Segundo ele, as assinaturas geralmente são de consulados, mesquitas ou de membros da comunidade árabe. "O custo alto ainda tem sido um entrave. Mas o Brasil tem potencial para ser um grande consumidor de canais árabes", diz.
Com a guerra no Iraque e a popularidade adquirida pela Al Jazeera, a Multipole começou a oferecer planos exclusivos para emissoras de TV aberta, que poderão reproduzir o conteúdo do canal.
A Digital Telecom, de Brasília, também oferece tecnologia para captar emissoras árabes em qualquer parte do Brasil. Através de antena parabólica e de um decodificador, é possível receber o sinal de emissoras da Síria, Iraque, Líbano, Kuait, Arábia Saudita e Palestina. As embaixadas são as principais compradoras, mas, desde o início da guerra, aumentou a procura residencial.
A NetFoz, subsidiária da Net Brasil que presta serviço em Foz do Iguaçu (PR), onde está uma das maiores colônias árabes do país, oferece cinco canais em seus pacotes. Marina Ghisi, diretora da empresa, afirma que, com a guerra, o número de assinaturas da Al Jazeera e da LBC subiu 15%. "A empresa tem um ano de mercado, e só conseguimos atingir os 1.800 assinantes que temos hoje por causa do diferencial dos canais árabes", diz.
O canal mais exibido no Brasil é o ART Latino, da Arábia Saudita, oferecido por Directv, TVA e Net.
O novo aparelho de medição de espectadores da Directv mostrou que a audiência dos canais estrangeiros quase triplicou. "Os imigrantes querem ver como o seu país está se posicionando", diz Fanny Friedmann, diretora de marketing da operadora.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Como assinar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.