UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV desperta paixões infantis

Eduardo Knapp/Folha Imagem
As irmãs Isabela e Carolina assistem à TV


DA REPORTAGEM LOCAL

"ELA brinca com outras coisas, mas gosta que a TV fique ligada nos "Teletubbies". Quando identifica um dos episódios preferidos, larga o que estiver fazendo e corre para ver", diz a jornalista Andréa Gardabassi, 26, mãe de Beatriz, um ano e quatro meses, que tem uma fita de quatro horas ininterruptas do seriado exibido pela Cultura e pelo Discovery Kids.
"Ela está com a fala bem desenvolvida e imita o que eles dizem", afirma Andréa, que deixou a TV de 29 polegadas exclusivamente para a filha e está satisfeita com a ausência de comerciais. "A Beatriz só quer "Teletubbies", não fica um minuto parada na frente da "Xuxa'", diz a mãe.
Já as irmãs Carolina, 3, e Isabela, um ano e quatro meses, apreciam a diversidade. "Em casa, passam a maior parte do tempo vendo TV", diz a mãe, a dentista Patrícia Martineli, 27. "Tentei que assistissem "Xuxa", "Eliana" e "Sítio do Picapau Amarelo", mas nenhum desses prendeu a atenção delas."
Para Patrícia, que só consegue ver outra coisa na TV quando as filhas estão dormindo, a programação específica para pré-escolares é mesmo educativa. "E é um calmante natural, diminui a adrenalina delas", diz.
Já o advogado João Paulo Veiga, 31, pai de João Pedro, 5, lamenta que o menino aprecie as maratonas do Cartoon. "Torço para fazer sol porque, se chover, ele vê TV o fim de semana inteiro", diz. (FD)


Texto Anterior: Afinal, televisão faz bem ou mal à criança?
Próximo Texto: Laerte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.