São Paulo, domingo, 14 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUJEITOS OCULTOS
TV Folha mostra como é o rosto de Lombardi, do "Programa Silvio Santos", Sombra, do "Programa do Ratinho", e Louro José, do "Mais Você"
"Anônimos famosos" revelam suas faces

Matuiti Mayezo/Folha Imagem
O locutor Luiz Lombardi Neto, do "Programa Silvio Santos"


BRUNO GARCEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

ELES são famosos, fazem participações regulares na TV, mas se você um dia esbarrar com um deles na rua não será capaz de reconhecê-lo. Afinal Tom Veiga, Alvino Batista Soares e Luiz Lombardi Neto são nomes que não dizem nada ao telespectador.
A situação muda se citarmos os tipos que esses senhores vivem nas TVs: respectivamente o Louro José (do programa "Mais Você", da Globo), o Sombra (do "Programa do Ratinho") e o Lombardi (do "Programa Silvio Santos").
O misterioso dono da voz que há 34 anos acompanha o apresentador Silvio Santos, Luiz Lombardi Neto, nasceu no bairro do Bexiga, em São Paulo, supostamente na década de 40. Assim como faz com seu rosto, Lombardi também procura ocultar a idade. Inicialmente, ele sonhava ser locutor de futebol. Mas, no mesmo ano em que fez teste para o rádio, em 66, acabou indo parar na TV, onde conheceu Silvio Santos.
"Logo no primeiro contato, Silvio Santos chegou para mim e falou: "Lombardi, vou fazer de você o locutor mais famoso do Brasil". Na época, ele estava na TV Paulista, que era a Globo em São Paulo", lembra Lombardi.
A promessa cumprida por Silvio assegurou a fidelidade de Lombardi. "Fiquei na Globo por dez anos. Quando Silvio saiu para criar a TVS, eu fui junto. Na época, Boni comentou: "Ele não pode sair do horário nobre. Não podemos perder essa voz nunca'", recorda o locutor.
Para o auditório do "Programa Silvio Santos", Lombardi não é tão misterioso como é para os telespectadores. Ele é sempre apresentado às "colegas de trabalho" de Silvio pelo próprio apresentador, durante a gravação do programa dominical e de outras atrações do SBT. "Todo mundo vê o Lombardi. Fico o tempo todo ao lado do Silvio no palco", afirma o locutor.
Lombardi empresta seu vozeirão para os programas "Tentação", "Em Nome do Amor", "Qual É a Música" e os comerciais da Telesena. "Sempre acompanhando o Silvio, o querido amigo e patrão, uma das pessoas mais humildes que eu já conheci em toda a minha vida", afirma Lombardi.
Lombardi conta que permanecer nos bastidores, sem poder revelar a sua face por motivos contratuais, nunca o deixou frustrado. "Costumo dizer que fama e anonimato andam sempre juntos. Não tenho essa vaidade de aparecer. Sei que não sou nenhum galã." De fato não é. O locutor apresenta uma barriga avantajada, e seu cabelo começa a rarear. Para disfarçar, usa um penteado jogado para o lado. Se sua aparência não é a de um sex symbol, sua voz rende suspiros.
No programa que apresenta nos fins-de-semana na Rádio Cultura AM, de Santos, é comum Lombardi ouvir galanteios, como o da ouvinte que lhe perguntou, no ar, domingo passado: "Quem está falando? É o meu bonito e gostosão?". Na mesma edição, outra ouvinte não titubeou e foi direto ao assunto: "Lombardi, você é muito beijoqueiro?".
Diante de tais episódios, Lombardi não demonstra embaraço. Com simpatia e jogo de cintura, ele acaba cativando seus ouvintes e contornando potenciais situações constrangedoras. É o mesmo que faz no ar com Silvio, quando ele resolve debochar, amigavelmente, do locutor.
No domingo passado, Silvio pegou pesado, indagando, em tom jocoso: "Lombardi, e as suas hemorróidas?". O locutor limitou-se a rir e fingir que não era com ele. "Você tem que saber assimilar, fazer o seu feijão-com-arroz. Ele é muito extrovertido e comunicativo. Mas uma coisa é certa: nunca falamos nada que tenha sido combinado previamente. Ele não chega e manda: "diz isso, diz aquilo". É tudo espontâneo, surge na hora", afirma.
Lombardi não cogita se aposentar e revela seus segredos. "Amo o que faço. É um dom divino, algo natural. Impostação é uma coisa, colocação é outra. Falo com a voz solta, ela vem do gogó."


Texto Anterior: Astro de "Frasier" encarna Macbeth
Próximo Texto: Sombra tem "acordo verbal" com Ratinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.